Farmácia de Alto Custo retoma o cadastro de novos usuários pelo Sistema Horus

0
229
Foto: Reprodução
CAMARA VG

Foi retomado nesta segunda-feira, 04.09, o cadastro de novos usuários da Farmácia de Atendimento ao Componente Especializado (Farmácia de Alto Custo) da Superintendência de Assistência Farmacêutica (SAF). Entre os dias 25 de agosto e 03 de setembro os profissionais que atuam na área interromperam novos cadastros para a migração do banco de dados do antigo sistema, o Sigaf, para o Horus, o novo sistema utilizado. Neste período de 10 dias foi iniciada a migração, por setores, dos pacientes cadastrados no antigo sistema.

O Horus, sistema gratuito do Ministério da Saúde para controle de dispensação dos medicamentos por meio de portarias do ministério e do Estado, é padronizado nacionalmente e oferece mais confiabilidade, pois cruza os dados relativos aos pacientes que buscam o componente especializado.

Os usuários que já estavam cadastrados também estão sendo migrados no momento do atendimento, quando se constata que o cadastro do mesmo ainda não foi transferido.

Até o momento, tanto a retomada do cadastramento de novos usuários quanto à migração de dados tem ocorrido normalmente, apenas com picos de lentidão no sistema por causa da quantidade de dados que estão sendo inseridos.

“O novo sistema é mais completo. No Sigaf existiam informações que podíamos passar, como o CEP do usuário, por exemplo. Agora, através do Horus, o cadastro tem que ser completo, para que ele seja efetivado”, pontuou Nayara Lemos, gerente da Farmácia de Atendimento ao Componente Especializado.

A superintendente de Assistência Farmacêutica, Betina Vandoni, reforçou a qualidade do novo sistema, que há algum tempo, já tem sido observado para substituir o Sigaf. “Será mais fácil obter informações do paciente. Basta fornecer o número do cartão SUS (Sistema Único de Saúde) e teremos acesso ao que for necessário”.

Atualmente, cerca de 28 mil pacientes estão cadastrados na SAF. A previsão é de que até o mês de outubro, 100% dos usuários cadastrados no antigo sistema já tenham sido migrados para o Horus.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here