Em posse de novo secretário, Pinheiro promete entrega de 20 mil títulos de terra

0
256
Reprodução
CAMARA VG

O defensor público Air Praeiro Alves foi empossado na tarde desta quinta-feira (4) como secretário de Habitação e Regularização Fundiária na prefeitura de Cuiabá. Durante a solenidade, o prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) disse que tem como meta entregar 20 mil títulos definitivos de posse de terra em seu mandato.

Segundo o prefeito, sua gestão tem a 'ousada' missão de ceder cinco mil títulos por ano como já vinha compromissado com Djalma Sabo Mendes e João Carlos Hauer, que antecederam Praeiro no primeiro ano da gestão.

“Vamos entregar cinco mil títulos definitivos por anos em regularização fundiária. Vinha desenvolvendo desde a gestão do Djalma e do João Hauer. A meta muito ousada de 20 mil títulos em quatro anos de gestão. Vamos priorizar o menos favorecido, os mais carentes que precisam da prefeitura municipal. Dentro de uma gestão ousada e humanizada, vamos diminuir o passivo social. Vamos promover a inclusão social e tirar da exclusão milhares de pessoas que não têm um teto para morar”, afirmou o prefeito.

Já o secretário empossado pontuou que as 200 ações civis com o objetivo de retirar a população que ocupava áreas públicas, de risco e de Preservação Permanente (APP) feitas na gestão passada estouraram como uma bomba na atual administração. Ele também ressaltou que já começou os trabalhos procurando apoio da defensoria e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

“É verdade que logo no final da gestão anterior o município de Cuiabá foi assolado em torno de 200 ações civis públicas objetivando retirar a população que ocupava área pública, área de risco e área de APP. Isso estourou nesta administração como uma verdadeira bomba de efeito retardado. Significa dizer que teremos algo em torno de quase 20 mil pessoas na rua”, disse.

“É nesse sentido que nós imediatamente, cumprindo suas determinações já procuramos a UFMT, a defensoria pública, procuraremos o doutor Rodrigo Curvo na Vara do meio ambiente e trabalharemos de consenso para resolver definitivamente este problema de ocupações de áreas públicas, de app e área de risco”, declarou.

Por fim, o novo secretário agradeceu a confiança de Pinheiro e disse que irá se empenhar ao máximo para conseguir concluir a meta de entregar os 20 mil títulos. “Eu penso que a indicação do meu nome veio muito mais pela nossa próxima amizade do que a capacidade de que este profissional possa ter, contudo creia e tenha certeza de que empenharei o máximo possível de esforço para que Cuiabá possa ter na memória dela, na sua história exatamente o que o senhor recomendou”, disse ao prefeito.

Olhar Direto.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here