Após 43 anos de história, loja Gabriela vai deixar de existir

0
636
Reprodução
CAMARA VG

A loja de calçados Gabriela, com mais de 43 anos de fundação, vai encerrar as atividades ainda no início deste ano em Cuiabá e em todo Brasil. 

Conforme comunicado emitido pela marca, o empreendimento – que surgiu em Várzea Grande – deve se fundir com outra loja do Grupo Calcenter, a Studio Z.

“Por isso, com base nessa reestruturação, o Grupo tomou uma decisão estratégica de incorporar a marca Gabriela à Studio Z enquanto seu modelo de negócios é reinventado”, diz nota enviada a imprensa.

A empresa, no entanto, não informou se – e quantos – imóveis onde estão unidades da Gabriela serão fechados ou ocupados pela Studio Z.

A fusão deve acontecer de maneira gradual e parte dos funcionários deve ser relocada para outras lojas.

Aos funcionários que forem desligados, a empresa afirma que firmará parceria com agências de emprego.

O grupo ainda oferecerá um plano de orientação de carreira composto por treinamentos, palestras e avaliação de perfil profissional. 

“O encerramento das atividades da Gabriela Calçados não deve ser visto como um fim, mas o reinício de uma nova jornada. Em breve teremos novidades! Enquanto isso, aguardamos você na Studio Z”, ameniza a nota.

A empresa ainda afirma que o ano de 2017 foi muito positivo. “Ao todo foram 17 inaugurações de lojas Studio Z em todo País, além da inauguração de duas lojas conceito que vão mudar a maneira e o modo de consumir calçados. Toda essa expansão possibilitou um crescimento de 15% no número de colaboradores diretos tanto na Studio Z quanto no Grupo Calcenter”, conta em nota.

Os primeiros sinais de que as Lojas Gabriela poderiam encerrar as atividades foram dados ainda em 2016, quando o grupo fechou sua mais tradicional unidade, na Avenida Getúlio Vargas, na Capital.

 

História

A história das Lojas Gabriela começou em 1975, quando o empresário Mario Zanatta e sua esposa Walma abriram a primeira unidade, em Várzea Grande.

Italiano de Vicenza, Zanatta chegou no Brasil em 1950, quando os pais imigraram para trabalhar na Sadia. Ele estudou Engenharia Mecânica em Joinville (SC), onde conheceu Walma, que, até então, era estudante de Letras.

Eles se casaram e se mudaram para Cuiabá, onde foi instalada uma unidade da Sadia. Walma deixou de dar aulas e se aventurou no ramo calçadista, com o marido.

Desde a abertura da primeira loja, há 41 anos, a empresa cresceu e se transformou em uma gigante do ramo.

Apesar de ter se tornado referência no mercado em Mato Grosso, a marca está presente em outros estados, como Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre, Paraná e Santa Cataria.

Até 2011, a sede do grupo – que se chama Calcenter Calçados Centro Oeste – era Mato Grosso. Porém, naquele ano Zanatta e a esposa resolveram voltar para Santa Catarina, instalando a empresa em Palhoça.

Midia News.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here