Secretaria de Cultura expõe obras de acervo permanente

0
288
Reprodução
CAMARA VG

Uma exposição permanente do acervo da Secretaria de Estado de Cultura é um dos resultados do 1º Workshop de Concepção e Montagem de Projetos Expográficos e solução em exposições fotográficas, ministrado pelo profissional Kiko Pacheco dentro da Semana Fotográfica, que aconteceu de 9 a 13 de janeiro, em Cuiabá.

Como principal ação dentro da SEC/MT, os participantes realizaram, sob a orientação de Pacheco, uma profunda análise de toda as obras de arte expostas no prédio da SEC propondo, desta forma, um rearranjo das telas e criando uma grande galeria de artistas mato-grossenses em suas dependências, tanto nos corredores como nas salas.

Foram utilizados critérios técnicos e artísticos e as telas foram agrupadas seguindo a semelhança nas temáticas, o que resultou em uma vitrine bastante representativa de grandes autores regionais. A exposição permanente está aberta à visitação pública, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, na sede da Secretaria de Cultura, que fica na avenida Lava Pés, 510, bairro Duque de Caxias. A entrada é gratuita.  

“A montagem dessa exposição foi além da disposição das telas, abordando também a questão da iluminação cênica para dar maior destaque às obras”, explicou Ivan de Almeida, superintendente de Infraestrutura e Articulação Institucional da SEC.

De acordo com ele, os alunos aprenderam como criar composições, avaliar luz e cores, bem como a distribuição das telas nas paredes, apurando o senso crítico e artístico e sendo capacitados para um nicho de mercado em crescimento dentro de Mato Grosso.

Outro destaque desse trabalho foi a criação de um espaço destinado à contemplação dos patrimônios históricos tombados da região, com a exposição de artefatos que demonstram algumas técnicas construtivas de épocas, fazendo que os usuários deste espaço público possam ter acesso a peças somente vistas em antigos casarões e museus.

O workshop foi realizado por meio de uma parceria entre os realizadores da Maratona Fotográfica, programa Mato Grosso Criativo, Sebrae MT, Casa das Molduras, Prefeitura de Cuiabá e Secretaria de Cultura de Mato Grosso.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here