Taques lança concurso e diz que medida não fere a PEC do Teto

0
880
CAMARA VG

O governador Pedro Taques (PSDB) autorizou, na manhã desta terça-feira (16), a realização do concurso público para a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec).

O anúncio foi feito durante vistoria da obra da nova Escola Técnica Estadual de Cuiabá, no Bairro Carumbé. A unidade será entregue em março.

Ao todo, serão 162 vagas, sendo 62 para professor, 34 para técnico administrativo educacional, 38 para técnico de apoio educacional e 28 para apoio educacional. A remuneração inicial varia entre R$ 2,2 mil e R$ 4,1 mil.

Conforme o governador, o concurso atende a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual (MPE) e já está previsto na Emenda Constitucional do Teto de Gasto, aprovada no final do ano passado pela Assembleia Legislativa.

“Em 2015 nós assinamos um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público para a realização do concurso e estamos cumprindo esse acordo. É importante ressaltar que o concurso, inclusive, já está previsto na Emenda do Teto de Gasto, portanto não há nenhuma violação ”, afirmou. 

As vagas visam atender as nove escolas técnicas já existentes no Estado e as novas unidades que serão inauguradas pelo Governo neste ano.

Além da unidade no Carumbé, Taques deve entregar até julho mais sete escolas técnicas. No total, Mato Grosso irá contar com 17 unidades. 

“Mato Grosso tem oito escolas técnicas. Na nossa administração fizemos um convênio com a escola Buritis em Chapada dos Guimarães e já está funcionado. Portanto, já são nove. E nós estamos construindo mais oito. Destas oito que estão sendo construídas, nós inauguraremos até o início do ano letivo de 2018 a de Cuiabá, Cáceres e Matupá. E as demais até julho. Portanto teremos 17 escolas. Isso significa transformação, porque as escolas técnicas formam pessoas para imediatamente entrar no mercado de trabalho”, afirmou.

O secretário da Pasta, Domingos Sávio, revelou que o edital do concurso deve ser publicado nesta quarta-feira (17).

"Nós últimos três anos nós dobramos o número de alunos atendidos sem novas contratações em cumprimento a um TAC do MPE, que nos dava prazo para a realização do concurso. Com a inauguração das novas obras, a demanda de profissionais capacitados é ainda maior", disse. 

O edital contempla 13 Municípios: Alta Floresta, Barra do Garças. Diamantino, Lucas do Rio Verde, Poxoreo, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Cuiabá, Cáceres, Matupá, Juara e Primavera do Leste.

Midia News.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here