AL, Pedro Henry e casa de Eduardo Botelho são alvos de operação do Gaeco

0
253
Reprodução
CAMARA VG

A Delegacia Fazendária (Defaz) e o Ministério Público Estadual, por meio do Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagraram operação na manhã desta segunda-feira (19), com cumprimento de mandados na Assembleia Legislativa de Mato Grosso e na casa de deputados estaduais, em Cuiabá. O ex-deputado federal Pedro Henry é alvo também. A  investigação combate fraudes no Departamento Estadual de Trânsito (Detran). A operação foi batizada de 'Bereré'.

Dentre os alvos dos mandados estão os deputados Eduardo Botelho (PSB), presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, e Mauro Savi (PSB). A Polícia Civil confirma a operação, mas ainda não revela detalhes do que está sendo investigado.

A ação é um desdobramento da colaboração premiada do ex-presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), Teodoro Lopes, o “Doia". 

Dentre as informações prestadas por Doia, consta suposto  esquema de cobrança de propina com uma empresa que prestava serviços de gravame – um registro do Detran. 


Documentos apreendidos na casa de Dalton Vasconcelos, que atuou como assessor parlamentar de Mauro Savi, já estão sendo encaminhados para a sede da Delegacia Fazendária. 

Segundo o Gaeco, as investigações tiveram início na Delegacia Especializada em Crimes Contra a Administração Pública e Ordem Tributária (DEFAZ), sendo que as medidas cautelares foram requeridas pelo NACO Criminal (Núcleo de Ações de Competência Originária) do Ministério Público Estadual e estão sendo cumpridas em Cuiabá, Sorriso e Brasília-DF, pelo GAECO (Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado) e Polícia Judiciária Civil, com apoio da Polícia Militar, por meio do BOPE. 

Dentre os alvos estão dois parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, um ex-deputado federal, servidores públicos, empresas e particulares. A operação tem por objetivo desmantelar uma organização criminosa, que atuava junto ao DETRAN urdida para desvios de recursos públicos.  

Estão envolvidos no cumprimento da ordem judicial uma força tarefa com aproximadamente 200 integrantes, dentre Policiais Civis, Policiais Militares, Delegados de Polícia e Promotores de Justiça.

*08h24 – A assessoria do deputado Botelho informou que ele irá se pronunciar no período vespertino. 

*08h30 – Os policiais encontram-se nesse momento no gabinete do Mauro Savi e na presidência da Casa. O expediente na casa de leis segue normalmente. 

*08h33 – O ex-deputado federal Pedro Henry é um dos alvos da ação. 

*08h44 – O deputado Eduardo Botelho vai manter agenda durante o dia. Ele irá viajar às 9h para cumprir compromissos na cidade de Sinop (a 500 km de Cuiabá) e deverá retornar somente durante à noite. As informações são da assessoria especial do parlamentar. 

*08h47 – O promotor Marcos Bulhões acaba de deixar a sede da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. 
 

Olhar Direto.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here