A Seleção Brasileira continua forte sem Neymar?

0
294
Reprodução
CAMARA VG

Qualquer time do mundo que perder seu melhor jogador vai se enfraquecer. Individualmente, perde talento e um atleta capaz de decidir jogos. Muitas equipes, porém, são capazes de transformar a adversidade em força coletiva. Para isso acontecer, é necessário já haver um sistema de jogo bem implantado e outros jogadores com potencial para vencer e fazer a difererença nos jogos grandes. A Seleção Brasileira se enquadra nesse cenário.

Com a chegada de Tite, o Brasil passou a ter organização tática. Em sua primeira coletiva como treinador da Seleção, prometeu "triangulações, troca de passes e infiltrações" e cumpriu. Garantiu que o time quando perdesse a bola teria "iniciativa em pressão alta, média ou baixa" e é isso que acontece. A Seleção hoje é um time forte, com uma grande estrela.

 

Sem Neymar, a Seleção com Tite venceu três jogos e perdeu um; Com ele foram dez triunfos e três empates. Sem ele, porém, não é difícil montar o time. Willian retorna à formação titular e desloca Philippe Coutinho para o lado esquerdo, justamente na função do atacante do Paris Saint-Germain. Desta forma o 4-1-4-1 é mantido, assim como o padrão de jogo.

O meia do Chelsea vive grande momento na carreira e merece a titularidade. Além da enorme perda que existe com a ausência de Neymar, Tite perde bastante na variação tátida para o 4-2-3-1. Willian era o jogador que dava isso ao treinador, com a ida de Renato Augusto para o banco de reservas. Assim, Coutinho seria o meia por dentro, com Neymar aberto na esquerda. Agora, se esse esquema for testado contra Rússia e Alemanha em 23 e 27 de março, respectivamente, Diego pode até ganhar alguma chance.

Uma opção para a manutenção do 4-1-4-1 seria utilizar Roberto Firmino aberto pela esquerda. O jogador do Liverpool já atuou dessa maneira no Liverpool em diversas ocasiões, mas sem dúvida alguma rende muito mais como atacante centralizado – a atual temporada é prova absoluta disso. Mais alternativas: Taison, que vem sendo costumeiramente chamado, ou Douglas Costa, que pode ser chamado na vaga de Neymar para os jogos contra russos e alemães.

Ao menos para a Copa do Mundo Neymar não será problema. De qualquer modo, ele pode ser desfalque por cartão ou mesmo uma nova lesão. Por isso a preparação sem o craque do time precisa existir também.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here