Após arquivamento de inquérito, concurso para delegado com salário de R$ 19 mil é retomado

0
393
CAMARA VG

O concurso público para o cargo de delegado foi retomado pela Polícia Civil. A decisão foi tomada na segunda-feira (5) pelo delegado-geral da Polícia Civil Fernando Pigozzi e um novo edital foi publicado no site da empresa organizadora do concurso. O salário é de R$ 19 mil e o concurso já conta com 13 mil inscritos para jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Agora, de acordo com o edital, os candidatos poderão ter acesso à prova escrita dissertativa e aos espelhos de avaliação e interpor recurso contra o resultado provisório na prova escrita dissertativa, das 9 horas do dia 8 de março de 2018 até 18 horas do dia 9 de março de 2018, no horário de Brasília.
 
Anulação

Conforme noticiado com exclusividade pelo Olhar Direto, os candidatos pediram a anulação do concurso, alegando fraude na aplicação das provas realizadas no dia 8 de outubro. Uma das principais irregularidades denunciadas foi quanto ao vazamento de fotos da folha de respostas da prova.

O concurso estava marcado para as 15h, no entanto, por volta das 14h diversas imagens do gabarito já circulavam em grupos de whatsapp. O uso de aparelhos eletrônicos no local das provas era proibido.

Em um dos locais onde a prova deveria ser aplicada, um delegado precisou entrar na sala para acalmar os ânimos dos candidatos que causaram tumulto após perceber que os pacotes haviam sido abertos. Ele alegou que o erro teria sido ocasionado pela gráfica responsável pela impressão das provas, mas que tal fato não implicaria no andamento do concurso.
 
Um Inquérito Civil havia sido instaurado para apurar uma suposta violação de um envelope que continha as provas para o concurso para delegado substituto da Polícia Civil realizadas em novembro do ano passado.

Por causa isso o concurso havia sido suspenso por 60 dias, até a conclusão do inquérito policial presidido pela Gerência de Combate do Crime Organizado (GCCO) e do inquérito civil do Ministério Público Estadual (MPE). Ao final das diligências, foi concluído que não houve fraude.

“Ante o exposto, esgotadas as diligências necessárias ao esclarecimento dos fatos, promove-se o ARQUIVAMENTO do presente Inquérito Civil por não se vislumbrar motivos para a propositura de ação civil pública questionando a legitimidade do resultado das provas escritas objetiva e dissertativa aplicadas no dia 08.11.2017, integrantes da primeira fase do concurso público objeto do Edital nº 01 – PJC/MT de 17.03.2018”, diz o trecho da decisão da decisão.

Olhar Direto.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here