Secretária executiva da Saúde destaca momento de reconstrução do SUS

0
327
CAMARA VG

O Sistema Único de Saúde (SUS), que chega aos 30 anos, passa por um momento de reconstrução em Mato Grosso. Esta foi a tônica da participação da secretária Executiva de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT), Fátima Ticianel, na abertura do XXI Encontro de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Mato Grosso (Cosems/MT), evento que ocorre de 06 a 08 de março em Cuiabá.

“Como primeira premissa, o SUS, ao se tornar um adulto jovem, tem muito para comemorar, mas precisa melhorar e revigorar algumas áreas, e é isso que a atual gestão está fazendo”, afirmou a secretária, convocando os trabalhadores da saúde para o resgate da luta ativista em defesa do SUS.

Representando a SES, Fátima Ticianel defendeu o exercício da prática da transformação no dia-a-dia dos trabalhadores, valorizando cada processo de trabalho no sentido de rever as práticas e reajustar tudo aquilo que tenha sido desvirtuado no SUS. “E que o cidadão usuário seja de fato o nosso foco no exercício de nossas funções no Sistema Único de Saúde”, enfatizou.

Reconhecendo os grandes desafios a serem enfrentados nesse processo de reconstrução do SUS, a secretária executiva da SES destacou a cobrança de muitos profissionais e gestores do setor e que são comprometidos com o SUS fazem no aspecto da integralidade, cuidado com a saúde, sempre na perspectiva da construção coletiva e consciente.

“E minha tarefa hoje aqui é justamente falar um pouco da importância deste encontro para o cotidiano do SUS. Temos que reconhecer a capacidade de mobilização do Cosems para reunir todo ano tantas pessoas num único lugar para discutir a saúde pública e precisamos desse poder de mobilização para resgatarmos o nosso papel de militantes do SUS, que defendem um sistema público estatal de qualidade”.

Sobre as dificuldades que se arrastam ao longo dos últimos anos e agravadas por diversos fatores, Fátima Ticianel reconheceu o momento de fragilidade e defendeu a regionalização do SUS. Ela reconheceu que os municípios cumprem com o dever de casa e investem mais de 25% de recursos, porém, alertou para a necessidade de adesão ao processo de regionalização.

“Quando falamos de municípios, os gestores devem ter a consciência de que Cuiabá não é a única referência. A regionalização é a possibilidade de reverter e ajudar Cuiabá e Várzea Grande a melhorar o seu processo de trabalho. Neste sentido, a atenção primária é o setor mais importante e a regionalização permite melhorar a inserção e a equidade”.

Na oportunidade, a secretária Executiva propôs a criação de uma pauta entre a SES e os secretários de municípios sede para traduzir melhor em números e dados a demanda por serviços de média e alta complexidade. “Precisamos de números e dados para um diagnóstico sobre o que está acontecendo em relação ao encaminhamento de pacientes para Cuiabá e Várzea Grande. Decisões só poderão ser tomadas com base em indicadores”, finalizou Fátima Ticianel, que assumiu dias atrás os escritórios regionais da SES e a Escola de Saúde Pública (ESP).

Encontro

A abertura do encontro foi conduzida pela presidente do Cosems/MT, Silvia Regina Cremonez Sirena, que destacou a importância do evento para discussão de temas relevantes como financiamento, repasses aos municípios entre outros desafios dos SUS em Mato Grosso. Ela ainda destacou a exposição com 70 trabalhos que revelam boas práticas que vem sendo implementadas pelos municípios na rede básica de saúde e também produções acadêmicas.

A abertura contou com a participação do presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Junqueira, presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga, secretários de saúde de Cuiabá e Várzea Grande, respectivamente Elizeth Lúcia de Araújo e Diógenes Marcondes, além de 500 participantes entre secretários municipais de saúde e técnicos.

O encontro segue nesta quarta-feira (07) com mesas redondas sobre o E-SUS, programa Telessaúde, além de Assembleia Geral do Cosems/MT. Já na quinta-feira (08), reunião da CIB estadual e atendimento para solução de dúvidas sobre financiamento do SUS.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here