‘Maia não será candidato do governo’, diz ACM Neto

0
160
Reprodução
ALMT

Prestes a ser eleito presidente nacional do DEM, o prefeito de Salvador, ACM Neto, afirmou nesta quarta-feira, 7, em entrevista ao Estado, que a candidatura do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) "é para valer". Não descarta, porém, alianças com outros partidos, como o PSDB, caso ele não melhore seu desempenho nas pesquisas eleitorais.

A candidatura do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), à Presidência é para valer?
Sim, a candidatura é para valer. A partir de amanhã (quinta-feira, 8), o presidente Rodrigo Maia vai cumprir uma agenda em todo o País, levando as nossas ideias, a ideia do partido, sua visão para o futuro do Brasil. E o objetivo nosso é que essa candidatura se consolide neste momento até as convenções e que, depois, ela possa de fato entrar em campo, quando o jogo começa para valer, que é a partir do período das convenções partidárias.

Acreditam que ele vai conseguir se viabilizar? Hoje ele tem apenas 1% nas pesquisas.
Primeiro, ninguém tem bola de cristal. Segundo, acreditamos no potencial de Rodrigo. A gente entende que existe aí uma avenida para que ele possa crescer. O jogo de 2018 está completamente aberto. Ninguém é capaz neste momento de fazer um prognóstico de como vão de fato se ajustar as candidaturas mais viáveis, projetando, sobretudo, uma eventual disputa de segundo turno. Portanto, o fato de ele não aparecer hoje nas pesquisas é até compreensível, porque a candidatura dele não está colocada, nome dele não foi posto.

O DEM tem dito que Maia não será candidato do governo. O que se pode entender por isso?
Dizermos que ele não será candidato do governo não significa dizer que ele não poderá ter apoio de partidos que integram a base do governo. No entanto, não vamos aceitar que candidatura de Rodrigo seja carimbada como uma candidatura de governo. Ela não nasce no governo, nasce de movimento do Democratas, que está se refundando, que vai ser categórico e assertivo nas suas propostas para o futuro do Brasil, e ela vai procurar agregar todas as forças que tenham identidade com essa agenda futuro. Não há veto a conversas com o MDB. Essas conversas não existem hoje, não estão na pauta de hoje, mas elas podem existir amanhã. Não acho que a gente deva vetar, neste momento, a conversa com quem quer que seja. Porém, deixando claro que essa é uma candidatura que nasce num novo movimento para a política, e não do ceio do governo ou da oposição.

E o PSDB? Descartam uma eventual aliança no futuro?
Não enxergo o PSDB como nosso adversário. Evidentemente, que quem quer receber apoio não pode descartar apoiar. Só que deixando muito claro que não vamos sentar para discutir aliança com PSDB nesse momento. O momento não é esse. O momento é de cada um trabalhar sua pré-candidatura. Se for conveniente, existir um diálogo, próximo as convenções. Não vou descartar agora, mas desde que a perspectiva seja de um caminho de mão dupla, tanto no sentido de poder apoiar, quanto no sentido de poder ser apoiado.

Acredita que presidente Michel Temer tem condições políticas de ser candidato à reeleição?
É melhor que emedebistas avaliem isso.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here