Programa Por Dentro do Parlamento inspira plenária de estudantes

0
186
Programa Por Dentro do Parlamento inspirou "sessão plenária" na escola. Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT
CAMARA VG

Estudantes do 1º ano da Escola Estadual José de Mesquita se reuniram no auditório do colégio na manhã desta sexta-feira (18) para apresentar trabalhos sobre o Poder Legislativo e realizar uma simulação de sessão plenária, como conclusão da visita realizada à Assembleia Legislativa, através do programa Por Dentro do Parlamento, em março.

A professora de geografia, Rafaelly Silva, conta que a proposta veio dos próprios alunos. O tema escolhido por eles foi educação. Então, as turmas trabalharam em projetos de lei complementares à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). As propostas foram apresentadas pelos jovens parlamentares que se dispuseram a participar da simulação.

O Parlamento da escola teve formação quase 100% feminina, com exceção de apenas um deputado. A presidência da sessão ficou com Sabryna Silvestre, mas o discurso afiado em defesa da qualidade da educação pública estava na ponta da língua de todos os representantes. “A gente ensaiou, pesquisou discursos e se inspirou na realidade da gente mesmo. Vemos muita gente que não tem ensino de qualidade, que não tem como ir para escola. Pegamos o que vemos nos jornais”, explica Sabryna.

A estudante Fernanda Costa também estava entre as deputadas do exercício e defende que a composição dos parlamentos tenha mais representação das mulheres. “Tem que ser balanceado. Nem muito para um lado, nem para o outro”, acredita. Ela diz nunca ter se interessado muito por política, mas agora vê as coisas de maneira diferente. “Dá para mudar bastante coisa e comecei a perceber que os deputados podem ajudar com essas reformas que as escolas precisam”, destaca a estudante.

Além de levantar essas questões e falar sobre a situação das escolas, que sofrem com goteiras e falta de estrutura e laboratórios, os alunos ainda apresentaram um pouco da história do Poder Legislativo em Mato Grosso. Personagens de desenho animado foram usados para representar os diferentes poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário) presentes na nossa democracia. Tudo isso foi acompanhado com os olhos atentos e orgulhosos do professor José Ival, que coordena o Programa Por Dentro do Parlamento da ALMT há 20 anos. 

 

Fonte: AL. MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here