Dois são presos por promessa de “limpar nome” de clientes

0
302
CAMARA VG

Dois homens foram detidos por abordarem pessoas na cidade de Peixoto de Azevedo (a 678 km de Cuiabá) sob a promessa de que “limpariam” o nome delas em serviços de proteção ao crédito, como o SPC e Serasa.

Eles foram presos na sexta-feira (15) após denúncia do presidente da OAB do município, Marcus Macedo. Os suspeitos estariam trabalhando em nome de um advogado do município.

Na ação para captar clientes, ele espalhavam panfletos com a promessa de tirar o nome dos consumidores de listas de restrição. Para dar veracidade ao caso, eles ainda usavam identificações falsas de consultores do SPC e Serasa.

Os homens foram presos em flagrante por falsidade ideológica e liberados mediante pagamento de fiança de R$ 1,2 mil cada um.

CAPTAÇÃO DE CLIENTES

De acordo com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a ação fere o Código de Ética Profissional, que limita a publicidade de serviços advocatícios.

Será instaurado processo ético disciplinar para apurar a conduta do advogado. Juntamente com o material apreendido durante o flagrante, constava procuração em nome do profissional.

Como funciona

A captação funciona da seguinte forma: os agentes procuram consumidores e oferecem o serviço: limpar o nome. Há ainda os que prometem arrecadar algum tipo de fundo com isso.

Para isso, eles entram com uma ação contra a empresa com a qual o cliente tem débitos, alegando cobrança indevida. 

Nesse processo, o juiz normalmente determina a retirada do nome da pessoa do SPC e Serasa, enquanto a ação acontece.

A prática não é nova no mercado. Há sete anos, em Cáceres, um casal foi preso por usar um carro de som para promover ações de aposentadorias rurais.

 

Fonte: Mídia News

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here