Quatro servidores da Sema são presos em operação contra esquema no CAR

0
414
CAMARA VG

A Delegacia Especializada em Meio Ambiente (Dema), com apoio da Delegacia Especializada no Combate a Crimes Fazendários (Defaz), realiza na manhã desta segunda-feira (13) uma operação na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA). Servidores da pasta são alvos de mandados de prisão. Pelo menos quatro servidores públicos foram detidos em decorrência da investigação.

Mandados de busca e apreensão são cumpridos na unidade, localizada no Centro Político Administrativo (CPA). As informações foram confirmadas pela Polícia Judiciária Civil. As ações das Dema são coordenadas pela delegada Alessandra Saturnino. 

A apuração das unidades concentram-se em supostas irregularidades no sistema de Cadastro Ambiental Rural (CAR). Procurada, a  assessoria da Sema declarou que irá se manifestar sobre o caso por meio de nota.

Atualizada 09h50 – Servidores públicos integram a Superintendência de Regularização e Monitoramento Ambiental da Sema.

Atualizada 09h11 – O titular da Sema, André Baby, encontra-se acompanhando as buscas na sede do órgão, mas não poderá comentar a ação, considerando o sigilo nas  investigações. 

Atualizada 08h59 – A Sema emitiu nota sobre o caso. Veja a íntegra:

"A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) esclarece que a operação realizada pela Delegacia Estadual de Meio Ambiente (Dema) apura possíveis irregularidades nas análises do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Sema-MT, Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema) e Ministério Público Estadual (MPE) atuam em conjunto nas investigações. 

Os mandados de busca e apreensão foram todos cumpridos na Sema na manhã desta segunda-feira (13). Também foram expedidos mandados de prisão temporária contra servidores do órgão. O Governo de Mato Grosso e a Sema reiteram que irregularidades não serão admitidas e por isso atua para que as responsabilidades sejam apuradas e caso sejam confirmadas as infrações, as devidas providências administrativas e criminais serão tomadas. 

O Juizado Volante Ambiental (Juvam), responsável pela expedição dos mandados, decretou segredo de justiça no processo para preservar as investigações".

Atualizada 8h40 – Informações não oficiais apontavam que o ex-gestor da pasta e ex-vice-governador do Estado, Carlos Fávaro, seria um dos alvos de ordens judiciais. A reportagem do Olhar Direto entrou em contato com ele, que desmentiu os boatos.

"Esse é um período em que devemos tomar muito cuidados com essas notícias". Rindo, declarou que somente teve conhecimento da ação mediante o que foi veiculado pela imprensa. 

As investigações correm em sigilo.

 

Fonte: Olhar Direto

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here