Várzea Grande adota estratégias diferenciadas durante Campanha de Vacinação

0
298
CAMARA VG

A secretaria municipal de Saúde de Várzea Grande adotou estratégias diferenciadas e programadas para a campanha de vacinação contra Sarampo e Poliomielite  no município. Serão realizadas as estratégias de vacinação de rotina nos postos de vacinação, bloqueio vacinal, campanha de vacinação, além do resgate de não vacinados a partir de visita de casa em casa e abertura de pontos de vacinação em escolas, centros comunitários e igrejas. A Campanha teve início no dia 06 e vai até o dia 31 de agosto.

Em Várzea Grande , segundo o secretário municipal de Saúde ,Diógenes Marcondes, foram traçadas metas de trabalho e estratégias, para alcançar a cobertura vacinal de 95%, que corresponde aproximadamente 17 mil crianças a serem vacinadas.

“ Até o dia 17 de agosto, temos que avançar na cobertura vacinal, por isso estamos estabelecendo critérios de trabalho diferenciados. No dia D 18 de agosto, queremos já ter chegado muito próximo de alcançar a cobertura vacinal, pelo trabalho que vamos desenvolver, ou seja, nosso foco é de  estar realmente buscando as crianças que fazem parte do publico alvo da campanha contra o sarampo e a poliomielite (1 ate menor de 5 anos). O êxito da vacinação dependerá dos esforços dos coordenadores da campanha , mas, sobretudo, dos trabalhadores de saúde que levarão as vacina às pessoas que dela necessitarem, em suas casas, postos,busca ativa”, explicou o secretário.

Para o secretário , as ações do município estão em consonância com as regras estabelecidas pelo Ministério da Saúde na imunização. “Queremos neste espaço de tempo dedicar ao máximo a meta de vacinar nossas crianças, tanto contra a poliomielite quanto do sarampo.Estas doenças estavam erradicadas, e agora já surgem no nosso país casos. Várzea Grande deve ficar livre das doenças, com a vacinação de todo o público alvo.As  estratégias de prevenção e contenção da doença de forma alinhada já estão definidas e as ações já iniciaram no nosso município. Essas medidas de ações foram adotadas para tranquilizar a população e garantir a efetividade da campanha”, destacou o secretário.

Outra medida adotada pelas Unidades Básicas de Saúde e Programa Saúde da Família em áreas mais distantes do centro, e que possuem grande abrangência populacional de cobertura por bairros, é a participação de enfermeiras, em conjunto com os Agentes Comunitários de Saúde, levando as vacinas em casas onde as pessoas possuem dificuldade de ir até a um Posto para levar suas crianças para vacinar.

“Nesta ação estaremos levando as vacinas, porém somente as da campanha, sarampo e poliomielite. Mas os técnicos estarão  verificando a cobertura vacinal da criança, para que elas possam receber e completar sua carteira vacinal, em um posto próximo de sua casa. Essa estratégia também será realizada na zona rural incluindo Bonsucesso e Passagem da Conceição”, explicou o secretário, lembrando que  todas as 19 unidades de saúde estarão abastecidas com vacinas para atender a população, que ainda não foram vacinadas nos vários ciclos da vida, e conforme recomendação da Atenção Básica em Saúde.

“Essas estratégias têm como objetivo manter elevada a cobertura vacinal contra a poliomielite no município, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite, bem como vacinar os menores de cinco anos de idade contra o sarampo para manter o município na eliminação dessas doenças. A população-alvo da Campanha são crianças de 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias.No período de 6 a 31 de agosto as salas de vacina estarão abertas nas 19 Unidades de Saúde, com seus horários de funcionamento para a Campanha das 7h:30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30.No dia D 18  de Agosto, os postos estarão abertos da 8h às 17hs”, explicou a responsável técnica pelo setor de Imunização de Várzea Grande, Paloma Campos.Lembrando sobre a  importância da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) que deve ser aplicada em 2 doses para o público entre 12 meses e 29 anos, além de profissionais de saúde de qualquer idade.

“Ressaltando que a campanha nacional é apenas para crianças entre 1 e menores de 5 anos. Os demais só devem tomar a vacina contra o sarampo na rotina, caso não tenham completado o esquema ou não lembrem de ter tomado a vacina”, explica Paloma.  

 

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande  

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here