Prefeitura inicia série de debates para construção da LOA de 2019

0
218
CAMARA VG

A Prefeitura de Cuiabá deu início na última sexta-feira (17) à série de audiências públicas que serão realizadas ao longo do mês de agosto, no intuito de debater com a população as prioridades e metas a serem inseridas na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2019. No total, estão programados quatro encontros, contemplando os moradores de todas as regiões da Capital mato-grossense. Para esse primeiro debate, foi escolhida a região Leste que, atualmente, abriga mais de 60 bairros oficiais.

As reuniões com participação ativa do cidadão cuiabano é mais um ato que vem ao encontro da política de governo adotada pelo prefeito Emanuel Pinheiro, na qual o envolvimento da sociedade na administração pública é visto como parte fundamental para o contínuo desenvolvimento do Município. Dessa forma, a gestão também busca respeitar o inciso I do art. 48 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que determina o incentivo à contribuição popular durante os processos de elaboração e discussão dos planos e leis de diretrizes do orçamento. 

A primeira audiência foi realizada no Centro Comunitário do bairro Jardim Leblon e contou com a presença de grande parte do secretariado municipal, diretores e lideranças comunitárias. Tendo como foco principal ouvir os principais anseios da população, o encontro também foi um momento em que a Prefeitura pôde prestar contas das metas estipuladas em 2017, reforçando toda preocupação com a transparência e permitindo que o cidadão acompanhe e fiscalize a aplicação dos recursos públicos. 

“A audiência foi extremamente produtiva. Tendo em vista que é a primeira deste ano, fomentamos a participação e trouxemos para o debate um boa quantidade de pessoas. Foi mais um momento em que conseguimos expor aquilo que estamos desenvolvendo ao longo da cidade e, ao mesmo tempo, ouvimos do cidadão aquilo que ele espera da Prefeitura. É por meio da LOA que todas nossas ações são disciplinadas, então é importante ter o envolvimento de todos. Nossa esperança é de que, nas próximas audiências, o número de participantes seja ainda maior”, avaliou o secretário municipal de Planejamento em exercício, João Henrique Paiva. 

Para a presidente da Associação de Moradores do bairro Canjica, Claudenice Maria da Silva, os benefícios das audiências começam com o simples fato da comunidade conseguir se sentir parte integrante da resolução dos problemas que a cidade possui. Para ela, que também é delegada regional eleita para acompanhar e colaborar na formulação final da LOA, às vezes, a Prefeitura poda até não ter uma solução imediata para uma certa situação, mas, ao dar para o cidadão uma oportunidade de ser ouvido, consegue manter aceso os sentimentos de otimismo e esperança.

“Estar em uma audiência é representar toda a sociedade cuiabana, que possui problemas semelhantes. Também é uma ocasião em que podemos ter uma ideia de como estão as outras comunidades. Dessa forma, conseguimos entender que talvez existam locais com uma necessidade de intervenção maior do que outros. Essa gestão abriu as portas para o movimento comunitário ter acesso e diálogo com o prefeito e secretários. Hoje temos como levar as principais demandas dos bairros, mesmo em períodos fora dos debates para a LOA. Essa proximidade que o prefeito implantou, levando a Prefeitura para as comunidades mais afastadas da região central, tem sido muito positivo”, destacou Claudenice.  

Confira as datas e locais das demais audiências:

Regional Oeste

Terça-feira (21), às 19h

Local: EMEB Ranulpho Paes de Barros, ao lado do Centro Comunitário — Bairro Jardim Santa Isabel

Regional Norte

Sexta-feira (24), às 19h

Local: Auditório da Regional Norte (Alameda 8) – Avenida Tancredo Neves, CPA III, setor IV — Lagoa Encantada

Regional Sul

Terça-feira (28), às 19h

Local: União Coxipoense de Associações de Moradores – Rua Pau Brasil, 23 — Jardim das Palmeiras

 

Fonte: msn.com

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here