Número de cães envenenados sobe para 25 e ONG oferece recompensa para identificar autor

0
257
ALMT

Chegou a 25 o número de cães envenenados em Alta Floresta (792 Km de Cuiabá). O último caso foi registrado no domingo (20), no bairro Cidade Alta. A ONG Amamos os Animais divulgou através das redes sociais que está oferecendo a recompensa de R$ 800 para quem tiver informações que levem ao paradeiro do autor dos crimes. O valor foi arrecadado pela instituição por meio de doações.


De acordo com informações passadas pela assessoria de imprensa da Polícia Judiciaria Civil, as investigações apontam que o envenenamento ocorre durante a madrugada. A delegada de Alta Floresta, Ana Paula Reveles, informou que até o momento quatro boletins de ocorrência foram registrados e algumas testemunhas foram ouvidas. A polícia busca câmeras de segurança nas regiões onde os envenenamentos ocorreram.

“O que chamou a atenção é que são situações diversas, os 15 primeiros cães que foram mortos estavam na rua e teriam ingerido uma carne provavelmente envenenada. Os outros animais foram mortos dentro das suas residências, então alguém jogou a carne supostamente envenenada dentro dessas casas e os animais comeram e morreram em razão desse fato”, afirmou a delegada.

A Polícia aguarda o resultado da perícia para saber que tipo de material foi utilizado para que possam ir até os locais que vendem esses materiais na cidade para levantar maiores informações. “Estamos no inicio dos trabalhos investigativos então estamos aguardando esses novos elementos para que a gente possa ter uma conclusão”, conclui.

De acordo com uma das denunciantes, os animais não apresentavam nenhum sinal de doença e apareceram mortos pela manhã, sempre da mesma forma. A situação já havia sido denunciada por meio das redes sociais e agora foram formalizadas e enviadas à Delegacia Municipal da cidade.

Extraoficialmente foram 15 mortes por envenenamento e a denúncia de outras 10 são apuradas. A polícia aguarda também resultado de análise em pedaços de carne que estão sendo feitos pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) para identificar se estavam envenenadas e foram dados aos animais.

Causar maus-tratos a animais é crime ambiental previsto do artigo 32 da Lei 9605/98 "leis dos crimes ambientais", com agravante de aumento de pena em caso de morte da espécie. Qualquer informação que leve ao paradeiro de quem estaria praticando o envenenamento dos animais, podem ser repassadas via 190 ou 197.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here