Deputados se irritam com possível fechamento de 21 delegacias e criticam Mendes

0
367
ALMT TRANSPARENCIA

O secretário de Segurança Pública de Mato Grosso, Alexandre Bustamante está avaliando um estudo feito por servidores da pasta, que o fechamento de pelo menos 21 Delegacias de Polícia no interior do Estado. A possibilidade deixou muitos dos deputados estaduais irritados e o tema foi debatido na sessão matutina desta quarta-feira (27) na Assembleia Lagislativa.

Leia também
Condenado a mais de 12 anos, ex-secretário de Silval é transferido para Seges

Cinco dos parlamentares protocolizaram requerimentos exigindo explicações do governador Mauro Mendes (DEM) e do secretário Bustamante sobre o possível fechamento das delegacias.

Os requerimentos foram apresentados por Lúdio Cabral (PT), Ulysses Moraes (DC) e pelos servidores da segurança, João Batista (Pros), Delegado Claudinei (PSL) e Elizeu Nascimento (DC).

Convite à bandidagem

Presidindo a sessão, o deputado Wilson Santos (PSDB) parabenizou a iniciativa dos colegas e disse, que com a medida, caso seja efetivada, o Estado irá retroceder e terá de volta aumento na taxa de homicídios.

“Mato Grosso que se prepare porque nos próximos quatro anos a segurança vai desabar. Vamos retroceder e o número de homicídio vai disparar. Teremos a volta do novo cangaço. Fechar mais 21 delegacias é um convite a bandidagem”, disse.

Um dos autores do requerimento, o deputado Delegado Claudinei também criticou a ação e citou o problema de logística já existente em várias cidades para conduzir presos, ou até para o registro de uma simples ocorrência. “Se a PM prender um criminoso terá que andar mais de 100 km e irá deixar a cidade desguarnecida de segurança pública”, afirmou.

Já o deputado Elizeu Nascimento, que é sargento reformado da Polícia Militar, destacou que o fechamento de delegacias em cidades pequenas pode trazer para Mato Grosso novamente crimes como o novo cangaço.

“Hoje nós vemos a sociedade refém de uma política que busca atrasar o crescimento da segurança pública de Mato Grosso, a beira do caos e a beira de fazer com que o novo cangaço se instale e volte a proliferar no Estado, principalmente nas pequenas cidades, que muitas vezes tem pequeno efetivo”, afirmou.

Caso em análise

Pela liderança do Governo, o deputado Dilmar Dal’Bosco (DEM) explicou que a possibilidade de fechamento das 21 delegacias está sendo analisada pela secretaria de segurança e que o estudo apresentado ao Executivo foi feito por servidores técnicos da pasta durante o ano de 2018.

Os requerimentos feitos pelos parlamentares foram aprovados e os pedidos de informações sobre as possíveis extinções de delegacias foram encaminhados para o Poder Executivo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here