Servidoras que salvam vidas são homenageadas

0
231
ALMT

As mulheres da Central de Regulação que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), órgão da Secretaria de Estado de Saúde, foram homenageadas nesta semana pelo seu papel de salvar vidas. São 20 profissionais, entre médicas, enfermeiras, técnicas de enfermagem e demais servidoras da unidade. Cada uma delas recebeu uma rosa e bombons de chocolate.

Para a enfermeira técnica, Vânia Santana Vieira, primeira mulher a atuar no Grupo de Motociclistas de Atendimento de Urgência (GMAU), é uma satisfação fazer parte da equipe do Samu. “Tenho orgulho de trabalhar no atendimento à população, fui a primeira mulher em Cuiabá que iniciou os trabalhos com moto nas ruas.  É duro o trabalho no dia-dia, mas vale apena”.

Apesar da intensa e dura rotina, as mulheres que atuam no Samu são bem vaidosas, e os cuidados com aparência são visivelmente percebidos em cada uma das profissionais. A médica Luhana Domingues ressalta que a mulher possui um importante diferencial e uma das habilidades é a execução de várias atividades sem descuidar da aparência. “Nós podemos fazer várias coisas ao mesmo tempo, por isso a mulher consegue ser mãe, esposa, profissional e ainda permanecer vaidosa”.

A coordenadora do Samu, Valéria Cristina da Silva, ressaltou que o papel das profissionais é indispensável na missão do Samu que tem como “objetivo dar condições adequadas aos atendimentos pré-hospitalares em todos os casos de urgências e emergências para todas as pessoas que sofrem algum tipo de acidente”.

Serviço

A Central de Atendimento do Samu funciona 24 horas e durante os feriados. O pedido de socorro pode ser feito pelo fone 192, a ligação é gratuita e pode ser feita de um telefone público ou celular. É feito atendimento de urgência e emergência em residências, locais de trabalho e em vias públicas com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here