Frio ‘ganha força’ e Cuiabá pode registrar 9ºC no fim de semana; temperatura despencou 14ºC

0
291
Foto: Olhar Direto
ALMT TRANSPARENCIA

Fonte: Olhar Direto

A massa de ar frio que sobe pelo país ‘ganhou força’ e deve derrubar ainda mais as temperaturas em Cuiabá. Segundo as previsões do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), que é ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a mínima poderá chegar aos 9ºC no fim de semana, tornando o próximo domingo (07) o dia mais frio do ano.

Conforme as previsões do CPTEC, há uma pequena possibilidade de chuva entre a tarde e a noite desta sexta-feira (05). No sábado, a mínima prevista é de 16ºC e a máxima não deve ultrapassar os 25ºC.
 
O domingo poderá se tornar o dia mais frio do ano, segundo a previsão do CPTEC. Os termômetros devem chegar aos 9ºC durante a madrugada, sendo que a máxima durante o dia pode atingir os 27ºC. Na segunda-feira, a manhã ainda será fria e as temperaturas devem variar entre 12ºC e 32ºC.
 
Em Chapada dos Guimarães, a previsão para o próximo sábado é de mínima de 13ºC e a máxima de 23ºC. No domingo, a temperatura poderá chegar aos 9ºC e a máxima aos 26ºC.
 
Segundo a estação meteorológica de superfície automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura despencou 14ºC em Cuiabá de quinta para sexta-feira. A capital mato-grossense chegou a registrar 33ºC na tarde de ontem. Hoje, a menor registrada até às 8h foi de 19ºC.
 
Friagem
 
Segundo o CPTEC, a partir desta quinta-feira (04), haverá a atuação de uma forte massa de ar frio de origem polar que provocará acentuado declínio das temperaturas na Região Sul, e posteriormente, no Sudeste, Centro-Oeste e sul da Região Norte do Brasil.
 
A intensa massa de ar frio na retaguarda da frente fria provocará acentuado declínio das temperaturas que favorecerá a ocorrência de geadas amplas e de forte intensidade na Região Sul do Brasil, provocando possivelmente transtornos ao setor agropecuário. Há também potencial para ocorrência de neve nos pontos mais altos da Região Sul, entre a sexta-feira (05/07) e o sábado (06/07). No sul da Região Norte (Sul do Amazonas, Acre e Rondônia) será observado o fenômeno da friagem, também provocando queda nas temperaturas principalmente no sábado.  

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here