Umidade deve chegar ao nível do deserto do Saara em Cuiabá; chuvas isoladas deixam manhã com clima ameno

0
300
Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto
ALMT

Fonte: Olhar Direto

Cuiabá ainda deve continuar a sofrer com a baixa umidade do ar nos próximos dias. Segundo o Climatempo, a cidade poderá encarar os mesmos níveis encontrados no deserto do Saara, na próxima quarta-feira (28). Pancadas de chuva isoladas, principalmente nas proximidades da grande Cuiabá fizeram a temperatura despencar dos 39ºC de segunda-feira (26) para 21ºC na manhã desta terça-feira (27).
 
Segundo o Climatempo, a umidade nesta terça-feira deverá variar entre 15% e 43%. Na quarta-feira, a situação fica ainda mais crítica, podendo atingir 13%. Caso isto se confirme, a capital mato-grossense irá vivenciar situação semelhante a do deserto do Saara [que possui uma média entre 10% e 15%].
 
A chuva, mesmo que em pouca quantidade, tem feito rápidas aparições em Cuiabá e nas cidades próximas. Pancadas que caíram nos arredores da capital mato-grossense na última noite/madrugada fizeram a temperatura mínima chegar aos 21.9ºC nesta manhã de terça-feira, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na segunda-feira, a máxima atingiu os 39.2ºC.
 
Uma forte chuva caiu próximo ao município de Nossa Senhora do Livramento (42 quilômetros de Cuiabá). A precipitação foi bastante forte e pode, inclusive, ter contribuído para um acidente entre um VW Jetta e uma carreta, que culminou na morte do motorista Marcelo Ancelmo Ferreira Souza, de 32 anos.
 
O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), que é ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), aponta uma pequena possibilidade de pancadas de chuva na tarde/noite desta terça-feira e também na quarta-feira.

Baixa umidade

Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz são alguns das sensações neste período. Segundo o diretor de Proteção e Defesa Civil de Cuiabá, Paulo Wolkmer, nesse período, as crianças e idosos fazem parte do grupo mais afetado.

Seguem abaixo algumas sugestões da Defesa Civil de Cuiabá.
 
1. Ingerir muita água;
2. Evitar exercícios físicos entre 10h e 16h;
3. Evitar grandes aglomerações;
4. Evitar exposição prolongada a ambientes com ar condicionado;
5. Utilizar em ambientes internos, baldes com água, toalhas molhadas e umidificadores de ar (no caso dos baldes com água, vale observar se eles ficarão fora do alcance das crianças, eliminando os riscos de afogamento;
6. Evitar exposição direta aos raios solares. Caso exposição seja inevitável, utilizar protetor solar, guarda-sol com proteção UV e roupas leves;
7. Não provocar queimadas.

Confira a classificação dos estados de criticidade definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS):

Acima de 30% – Aceitável
Entre 21 e 30% – Estado de Atenção
Entre 12 e 20% – Estado de Alerta
Abaixo de 12% – Estado de Emergência

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here