Midia News
O ex-deputado Airton Português (PSD) e sua irmã, a ex-secretária de Estado de Turismo, Vanice Marques, assim como o ex-deputado Antônio Azambuja (PP), foram filmados recebendo maços de dinheiro oriundos do suposto “mensalinho” da gestão do ex-governador Silval Barbosa (PMDB).
Os vídeos foram exibidos na noite desta segunda-feira (28), no Jornal Nacional (veja abaixo). Além deles, também foi mostrada a gravação do deputado Baiano Filho (PMDB), que não recebeu o dinheiro, mas cobrou a “mesada” do ex-assessor de Silval, Silvio Araújo.
As filmagens fazem parte da delação de Silval, firmada com a Procuradoria Geral da República (PGR) e homologada pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo o ex-governador, o dinheiro era repassado aos parlamentares em troca de apoio aos projetos do Executivo.
Em um dos vídeos exibidos pelo JN, Antônio Azambuja (PP) chega com uma pasta de guardar notebook e começa a receber vários maços de dinheiro de Silvio, em um total de R$ 50 mil. Os dois então iniciam um diálogo.
Silvio: “Você sabe que é cinquenta né?”
Azambuja: “Sim”.
Silvio: “Dez, vinta, trinta… mais vinte, cinquenta”.
Azambuja passa a colocar tudo na pasta, mas não cabe. Ele então retira os elásticos para fazer maços menores, mas, ainda assim, a pasta não fecha.
Em seguida, o ex-deputado resolve tirar parte dos maços e aperta a pasta. O dinheiro retirado é guardado nos bolsos do paletó. Após armazenar o dinheiro, Azambuja ainda reclama da imprensa em Brasília.
“Brasília é um inferno, a imprensa ali detona qualquer um. O cara vem pra cá, ele já tá no anonimato”.
Dinheiro em família
O segundo vídeo exibido pelo jornal é protagonizado pelo ex-deputado Airton Português e por sua irmã Vanice Marques.
Silvio começa a colocar o dinheiro na mesa, momento em que Vanice abre a bolsa e acomoda os maços dentro.
No terceiro vídeo, o deputado estadual Baiano Filho (PSDB) não recebe dinheiro. Todavia, visivelmente chateado, ele cobra Silvio e reclama de o acerto não estar sendo cumprido.
Baiano: “O presidente prometeu. Que tinha arrumado um milhão e oitocentos. Dou conta não, cara. Eu preciso”.
Silvio: “Eu sei, mas não tem como. Não tem”.
Baiano: “Mas ele falou lá ontem, pô. Esse povo não, não cumpre o que fala?”.
Na delação, também constam os vídeos em que recebem a suposta propina o ex-deputado e atual prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB); o ex-deputado estadual e atual deputado federal Ezequiel Fonseca (PP); o deputado estadual José Domingos Fraga (PSD); os ex-deputados Hermínio Barreto (PR) e Alexandre César (PT); e a ex-deputada e atual prefeita de Juara, Luciane Bezerra (PSB).
Veja o vídeo: