Uma noite de música e teatro encantou um grupo de reeducandos de Cuiabá, que pela primeira vez pôs os pés numa casa de espetáculos. Eles tiveram a oportunidade de assistir a uma peça teatral, como parte de ação social promovida pela companhia teatral Cena Onze. Os sete reeducandos do Centro de Ressocialização da capital foram assistir o espetáculo “O Poeta e o Garimpeiro”, encenada no Cine Teatro Cuiabá e que contou com a participação da Orquestra de Viola de Poxoréo e o grupo de catira ‘Os Diamantes’.
A peça é baseada na poesia de Silva Freire com a música e dança do município Poxoréo, que teve sua economia no passado baseada na exploração diamantífera.
Sandy está na ala Arco Íris, espaço criado para abrigar o público LGBT na unidade prisional e relata que a oportunidade de ver uma peça teatral a levou a um instante de liberdade e também proporcionou conhecimento sobre a história do estado, contada por meio da música e da poesia. “Foi um momento único, gratificante. Pude analisar com essa oportunidade de cultura e com as oportunidades que o centro de ressocialização tem proporcionado de trabalho, que tem sido muito útil para minha recuperação, que a liberdade não tem preço. É um presente que recebemos, de ter essa chance, que terá um grande efeito na minha reintegração à sociedade”, relata Sandy.