Mais de 100 mil habitantes da Região do Alto Tapajós são atendidos pelo Hospital Regional de Alta Floresta “Albert Sabin”, criado em setembro de 2016 pelo Governo do Estado e administrado pela Secretaria de Saúde (SES). Além de Alta Floresta, fazem parte da região os municípios de Apiacás, Carlinda, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde e Paranaíta. A unidade atende também moradores da região Sul do Estado do Pará, da região do Teles Pires e do município de Peixoto de Azevedo.
“Desde 2015 seguimos um Planejamento de Gestão com foco nas políticas baseadas na humanização no atendimento, tecnologia, melhoria contínua de processos e inter-relacionamento das equipes de trabalho, considerando a missão da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso no que diz respeito aos cuidados aos pacientes”, destaca o diretor geral do Hospital, José Marcos Santos da Silva.
De acordo com o diretor geral do HRAFAS, de 2015 até o primeiro semestre deste ano o atendimento foi ampliado, mesmo com todas as dificuldades orçamentárias e financeiras. Em setembro de 2016 foi criado o serviço de Ouvidoria no Hospital, e a unidade pode analisar com maior abrangência a confiabilidade da população sobre os serviços prestados.
Os dados coletados mostram que em 2015 foram realizadas 2.076 internações; em 2016 foram 2.752 e no primeiro semestre deste ano já são 2.976 internações. Somando todos os serviços realizados nos setores de urgência, internação e ambulatório, no mesmo período 2015/2017, são 86.707 atendimentos realizados.
Somente no primeiro semestre de 2017 foram 18.136 serviços prestados no Pronto-Socorro; no Ambulatório 6.308 e na Internação 2.976. O Pronto-Socorro e Ambulatório somam R$ 593.967,37 e a Internação R$ 1.350.550,31 de investimentos realizados pelo governo do Estado.
No primeiro semestre de 2017 foram 1.144 procedimentos cirúrgicos, sendo 625 procedimentos de urgência e 819 procedimentos eletivos. A produção da urgência e emergência do HRAFAS, no 1° semestre de 2017, totaliza 18.750 atendimentos. No ambulatório foram 6.304 atendimentos em diversas especialidades.
Especialidades
O HRAFAS atua na prestação de serviços de Saúde, nas diversas especialidades médicas. Realiza atendimento de urgência e emergência, diagnóstico e terapia, maternidade, cirurgias eletivas (em regime de internação e ambulatorial), tratamento clínico geral e especializado. Os serviços oferecidos para atendimento de urgência e emergência são apoiados com estrutura de diagnóstico 24h em radiologia e patologia clínica.
Os principais produtos relacionados diretamente à atividade-fim do HRAFAS são: internações hospitalares clínicas; cirúrgicas e obstétricas; atendimentos de urgência e emergência; atendimento cirúrgico ambulatorial; atendimento para diagnóstico e terapia, imagem, análise clínica, EEG, teste ergométrico, holter, Doppler, prova de função pulmonar, endoscopia digestiva, colonoscopia, hemoterapia, (terapia medicamentosa), curativos e procedimentos oftalmológicos; além dos serviços de assistência médica e de enfermagem. A assistência médica está distribuída nas seguintes especialidades: anestesiologia; cirurgia bucomaxilofacial; cirurgia geral; cirurgia gastroenterológica; cirurgia infantil; cirurgia plástica reparadora; cirurgia torácica; cirurgia vascular; clínica médica e cardiológica; clínica infectologia; ginecologia e obstetrícia.
O HRAFAS possui 77 leitos, incluídos os de Pronto- Atendimento. Dos 77 leitos operacionais disponíveis, 19 são complementares e incluem 10 leitos de Observação Reverso, 1 leito de Observação na sala vermelha, 9 leitos complementares das quais são distribuídos em: 4 leitos da ECI adulta, 4 leitos de ECI Neo e 1 leito de isolamento reverso. No Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) estão cadastrados 74 (setenta e quatro) leitos e fatura para apenas 57 leitos os quais são considerados leitos de internação. O hospital possui 3 salas cirúrgicas.
Qualidade dos serviços
Em junho deste ano, a direção do Hospital Regional de Alta Floresta concluiu a pesquisa comparativa do período do 2º semestre de 2016 ao 1º semestre de 2017, após ouvir pacientes sobre a qualidade dos serviços desde a recepção do hospital passando pela parte ambulatorial até a internação. Os dados coletados pela pesquisa apontam o seguinte resultado: serviço de recepção 88%, ambulatório 85% e internação 100%, obtendo uma média de 91% entre bom atendimento e boa satisfação por parte do paciente.
O bom desempenho da equipe de funcionários e servidores do hospital chamou a atenção da Câmara de Dirigentes Lojistas de Alta Floresta que escolheu a unidade hospitalar para ser homenageada no dia 28 de outubro, com o Certificado da CDL Profissional do Ano 2017. De acordo com a presidente da CDL, Elsa Maria Lopes, a entidade realizou pesquisa sobre bons exemplos de empreendedorismo no período de abril e maio constatando que o Hospital Regional “Albert Sabin” conquistou o primeiro lugar em sua atividade comercial.
“Esse resultado nos motiva a continuar investindo cada vez mais no nosso corpo técnico, promovendo a capacitação contínua, sempre buscando alcançar a excelência e eficácia no atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde; por outro lado, isso reflete a alta qualidade do SUS, do qual, temos de nos orgulhar e defender, afinal é o segundo maior serviço público de saúde no mundo”, finalizou José Marcos Santos da Silva.