SÃO PAULO – Uma das datas mais importantes para o comércio, a Black Friday acontece na sexta-feira (dia 24) e promete descontos para todos os tipos de produtos. Entretanto, nem todas as lojas e promoções são confiáveis para realizar as compras: segundo um levantamento da Kaspersky Lab, a data também é aproveitada por páginas de phishing que aplicam golpes nos usuários.
Nos últimos anos, estatísticas da empresa mostram que os ataques de cibercriminosos aumentaram significativamente na Black Friday, principalmente em sistemas de pagamentos e lojas virtuais. Neste ano, os golpes devem ser realizados em duas modalidades específicas: o phishing via SMS e a compra de anúncios em redes sociais, utilizando, em ambas, o tema da Black Friday.
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A primeira forma de consiste no envio de SMS para o número de celular do usuário com links para sites falsos; o alvo são principalmente os usuários que realizam compras através do smartphone. No caso da segunda modalidade, os criminosos compram esses anúncios no Facebook, que vão redirecionar par os sites falsos.
“As táticas são sempre as mesmas: criminosos enviam milhares de e-mail falsos, com supostas ofertas tentadoras de eletrodomésticos, smartphones entre outros produtos com preços bastante baixos, se a vítima acreditar e clicar no link, estará num site falso, e se a compra for concluída, o cartão de crédito usado será clonado”, disse Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab.
Para isso, ele explica que os sites falsos levam o nome de grandes lojas de varejo, como Lojas Americanas, Submarino, Ponto Frio, entre outras; o layout do site também é idêntico ao original, levando o consumidor a achar que é uma oferta segura. Além disso, para atrair o consumidor, as ofertas que oferecem normalmente são de mais de 50% de desconto.
“Há ainda sites falsos que oferecem a opção de pagamento de boletos bancários, se a vítima pagar o boleto, nunca receberá o produto. Para isso os phishers costumam abusar de nomes de varejistas conhecidos e já estabelecidos no mercado, criando domínios falsos e divulgando as falsas ofertas”, continuou Facbio.
Na Black Friday, a dica do Kaskpersky Lab é que o consumidor fique ainda mais atento a essas práticas.