Fala meu Povo MT

Coxipó do Ouro integra programação dos 300 anos de Cuiabá e receberá investimentos

Com uma carreata formada por ciclistas, motociclistas e cavalos, a imagem do Senhor Bom Jesus de Cuiabá foi conduzida até o Coxipó do Ouro, marco de fundação de Cuiabá. O evento é o terceiro realizado por uma das comissões que trabalha nas atividades dos 300 Anos de Cidade. O Núcleo de Ações Voluntárias do Governo do Estado, que integra trabalhos relativos à comemoração, acompanhou a iniciativa ocorrida no sábado (16.12).

No Coxipó do Ouro a festividade foi marcada por apresentações culturais e um almoço, demonstrando um pouco dos preparativos que virão até os 300 Anos. “Iniciamos na paróquia e vamos terminar com uma peregrinação fluvial que sai lá de frente do Bom Sucesso e vai chegar de volta, vamos trazer o nosso padroeiro aqui na Catedral na Matriz. E aí em abril, teremos a quermesse na praça e uma grande festa para os cuiabanos”, explicou o padre Felisberto da Cruz, que preside a Comissão da Missa dos 300 Anos de Cuiabá.

O Senhor Bom Jesus de Cuiabá é tido pelos fiéis, como padroeiro da cidade, por ter nascido junto com Cuiabá. Daí a importância de ter sido escolhido para também ser homenageado. Segundo o padre Felisberto, é a primeira vez que a imagem está viajando, fazendo uma visita até o Coxipó do Ouro, um dos pontos de surgimento da cidade de Cuiabá, e que fará uma peregrinação passando por todas as paróquias de Cuiabá.

As respectivas comunidades por onde a imagem passar, também farão carreatas, ficando responsável pela continuidade da ação até chegar em Bom Sucesso. “Depois subirá em uma procissão fluvial até o Porto, que é outro ponto de surgimento da cidade e dali nós vamos vir, devolver o Bom Senhor Jesus na Catedral”, revelou o religioso. A previsão é de isso aconteça no mês de abril quando será realizada uma quermesse para concluir o festejo.

Na oportunidade, Cely Almeida, coordenadora-executiva do NAV, fez um panorama da programação até os 300 anos e as projetos que pretendem realizar até lá. Já Eda Taques, que preside o Núcleo de Ações Voluntárias, agradeceu o empenho de toda comissão organizadora e pediu a benção do Nosso Senhor Bom Jesus de Cuiabá.

A iniciativa é da Catedral Basílica Senhor Bom Jesus de Cuiabá, a igreja Matriz, junto com o governo do Estado, a prefeitura, Assembleia Legislativa, Câmara Municipail e demais colaboradores.

Pavimentação

O governador do Estado, Pedro Taques, reconheceu a importância do evento. “O Coxipó do Ouro é onde nasce Mato Grosso, onde nasce nossa eterna capital e no ano que vem teremos novidade para o Coxipó do Ouro, a pavimentação dos 9 km da estrada da ponte de ferro. Já solicitamos o dinheiro e o projeto, e a licitação está em andamento”, destacou ele.

A ordem de serviço, segundo o governador Pedro Taques, será dada no primeiro semestre de 2018. Taques não participou da carreata até o Coxipó do Ouro, devido deslocamento a Colniza, por conta da morte do prefeito da cidade. 

Sair da versão mobile