Fala meu Povo MT

Fórum de VG completa 33 anos de fundação

Nessa segunda-feira (18 de dezembro) o Fórum de Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá), completa 33 anos de instalação. O aniversário é motivo de celebração para os servidores e magistrados que ali trabalham, ou que já passaram por lá. É nesse espírito que os representantes do fórum reiteraram a importância do trabalho realizado na comarca.

 

A gestora geral, Elcy Furquim Rosa, explicou que as três décadas fizeram muito bem ao Fórum. “Os principais avanços que notei ao longo desses anos são as mudanças na estrutura e no efetivo de servidores. Além disso, houve a melhoria do ambiente de trabalho, a aquisição de equipamentos mais modernos, como computadores e outros instrumentos, modernização do mobiliário. Por parte do pessoal, temos um grande apoio dos terceirizados dos contratados para estagio. Isso só veio a agregar”, comentou.

 

Além disso, a gestora recordou que apesar de saudoso o fórum terá um grande presente no futuro bem próximo. “Temos as melhores expectativas para mudar nosso fórum, para o loteamento Chapéu do Sol. O nosso prédio já está no limite e agora com essa maravilhosa noticia e que está bem adiantada nós mudaremos. Conforme a sociedade vai crescendo a demanda vai aumentando, então quando nós falamos em ampliação e melhoria do Judiciário estamos falando em uma melhoria nas relações com a sociedade”, disse.

 

Assim como a gestora, o responsável pela 1ª vara de família de Várzea Grande, Fidelis Cândido Filho, também contou com saudosismo a sua história de mais de 20 anos no judiciário várzea-grandense. “Os avanços são grandiosos no nosso fórum. Quando entrei aqui era a época da maquina de escrever. Ai veio o Apolo, depois o Apolo Eletrônico que já foi um avanço. Mais tarde digitalizamos por completo com o Processo Judicial Eletrônico (PJE) e isso sem contar as ferramentas de comunicação, como o malote digital. Hoje nós trabalhamos com uma estrutura excelente em vista da que vivíamos lá no passado”, denotou o servidor.

 

O trabalho no fórum também faz parte da vida da servidora, Ivoneth da Silva Furlanetto, que há 20 anos também trabalha em Várzea Grande. “Comecei como telefonista, mas já passei pela vara criminal, pela infância e juventude, terceira civil e hoje estou na Central de Correspondência. Há vinte anos no fórum foram muitas mudanças. Começamos com um anexo agora são três. Para mim é um privilegio fazer parte dessa historia e faço com muito amor e dedicação. Sei que esse sentimento é o que os servidores cultivam em seus corações”, relembrou.

 

33 anos de História  –  O aniversário do Fórum do município de Várzea Grande, instalada em 18 de dezembro de 1984, data em que completa 33 anos de atuação na resolução de conflitos. Em 1990, foi elevada à categoria de Entrância Especial.

 

A unidade judiciária começou funcionar com duas Varas (Cível e Criminal). De lá pra cá, passou por melhorias, e hoje conta com 18 Varas (Criminal, Cível, Família e Sucessões, Fazenda Pública e Varas Especializadas). Além dos quatro juizados especiais e o Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania. Todos os trabalhos são dirigidos por 20 juízes, quase 280 servidores e mais de 100 estagiários.

 

O Fórum tem importância no desenvolvimento do município, que conta de acordo com IBGE estimativa para 2017, com 274.013 mil habitantes na zona urbana e rural. A população várzea-grandense confia nos serviços do Poder Judiciário para solução de conflitos de diferentes tipos, pois a demanda só tem aumentado nos últimos anos.

Sair da versão mobile