Uma ação da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), da Polícia Judiciária Civil, descobriu um loteamento clandestino, em uma área de preservação permanente, no bairro Santa Cruz II, em Cuiabá. O trabalho resultou em duas pessoas presas e na apreensão de contratos de compra e venda de lotes, estacas e veículos utilizados no desmatamento da área.
O suspeito, J.C.F.A., 56, que alegou ser possuidor da área, e A.G., 49, flagrado com uma motosserra foram autuados em flagrante por crime ambiental.
O trabalho iniciou após a equipe da Dema tomar conhecimento sobre uma área, próxima ao bairro Santa Cruz II, onde estaria ocorrendo grande desmate da floresta, com uso de máquinas e motosserras. Ainda segundo as informações, na área havia um loteamento clandestino.
Em diligências no local, os policiais civis da Dema constataram inúmeros loteamentos cercados e identificados com o nome dos proprietários, alguns com placas de venda e com benfeitorias, além da derrubada da mata com uso de máquinas (como pá carregadeira) e motosserras.
Diante da situação, os suspeitos foram conduzidos à Dema, onde após serem interrogados, J.C.F.A., foi autuado pelos crimes de loteamento clandestino e desmatamento em área de domínio público. Já A.G. foi autuado por desmatamento e uso de motosserra sem licença.
Fonte: Gov.MT