A Delegacia Especializada de Entorpecentes, da Polícia Judiciária Civil, deflagrou – na manhã desta sexta-feira (13) – a 'Operação Spot', com o objetivo de desarticular uma associação criminosa que atua na compra, logística e distribuição de entorpecentes na região metropolitana de Cuiabá. Ao todo, são cumpridos 37 mandados contra a quadrilha.
Durante três meses de investigação, mais de 1,5 tonelada de maconha foram apreendidas pela Delegacia de Entorpecentes (DRE), que teve apoio da Polícia Rodoviária Federal, em alguns dos trabalhos.
Policiais civis das delegacias da Diretoria de Atividades Especiais e Diretoria Metropolitana cumprem, desde as primeiras horas, 37 mandados judiciais, expedidos por duas Varas Criminais de Cuiabá. No total, são 13 de prisão preventiva da 13ª Vara Criminal Especializada em Entorpecentes.
Além disto, foram expedidos dez mandados de busca e apreensão da 13ª Vara Criminal e 14 buscas e apreensões pela 9ª Vara Criminal.
No total, participam da operação 150 policiais civis, lotados na DRE e em unidades da Diretoria de Atividades Especiais (GCCO, GOE, GEPOL, DEFAZ, DEMA, GOA) e em delegacias da Diretoria Metropolitana (DHPP, DERRFVA, DERF Cuiabá, DERF/VG, DEDDICA, DEA Cuiabá).
Spot
Na logística, as negociações de pagamento de frete normalmente são realizadas por meio de contratos em longo prazo com um ou mais fornecedores de transporte. Contudo, existe outra modalidade que também pode ser explorada pelos embarcadores, conhecida como logística Spot, que refere-se a ‘local’, outras vezes a ‘imediato’, em tradução livre do inglês para o português.
Está relacionado a uma situação de mercado que envolve o pagamento à vista, com entrega imediata do produto ou serviço. Por isso, quando se fala em Spot para logística, entende-se que é preciso envolver outra transportadora no serviço de entrega rápida para atender a demanda.