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Gestão Emanuel executa 220 quilômetros de asfalto e entrega seis pontes de concreto em Cuiabá

Foto: Luiz Alves

 

Fonte: Olhar direto

Desde que assumiu a prefeitura de Cuiabá, a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro (DEM) tem dado prioridade a questão de asfaltamento na capital mato-grossense. No total, são 220 quilômetros em execução, licitação ou já entregues. No total, 21 bairros tem um trabalho sendo realizado pelo município. Além disto, segundo o secretário de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues da Silva, também foram entregues seis pontes de concreto nas zonas rurais.
 
“Estamos mantendo esse programa ‘Minha Rua Asfaltada’, que é a menina dos olhos do prefeito. Está bem acelerado, algumas obras estão em fase de colocação de meio fio e calçada que já concluímos, como é no Dr. Fábio I. Na segunda etapa está bem avançado, assim como no Jardim Vitória, Jardim Florianópolis e Jardim União", disse o secretário.
 
No total, conforme a gestão, são 220 quilômetros de asfalto em execução, licitação e outros. 116 quilômetros já foram concluídos e ainda restam 96 para serem finalizados. Entre os 21 bairros que receberam os trabalhos estão: Jardim Vitória, Jardim Florianópolis, Jardim União, Altos da Serra, Ribeirão do Lipa, Pedra 90, entre outros.
 
O secretário ainda destacou o programa feito para a entrega de pontes nas zonas rurais. “Fizemos seis novas pontes de concreto e em torno de 40 bueiros celulares, que substituem aquelas pontes de madeira, passagens, pinguelas, entre outros”, disse.
 
Vanderlúcio ainda destacou o trabalho que está sendo feito na limpeza de bocas de lobo. “Era uma reclamação constante, já que quando chovia era muito complicado e conseguimos amenizar bem este problema. Tínhamos um problema grave de enchente na avenida Pau Brasil, fizemos um serviço muito bom e resolvemos”.
 
Minha Rua Asfaltada
 
A Prefeitura de Cuiabá já chegou a 47 bairros beneficiados com o programa de pavimentação "Minha Rua Asfaltada". De acordo com levantamento da Secretaria de Obras Públicas, dede seu lançamento em 2017, a ação de infraestrutura foi levada para nove comunidades da região Norte, 18 da Sul, 12 da Leste e oito da Oeste.
 
O andamento dos trabalhos é acompanhado de perto por equipes de fiscalização que, periodicamente, elaboram o relatório. Segundo o último registo, o Minha Rua Asfaltada conta com 19 bairros totalmente pavimentados, 19 com obras em andamento e outros nove passando pela etapa contratação de empresas.
 
Ainda conforme o levantamento, estão entre as comunidades com obras já finalizadas o São Roque, Novo Colorado, Jardim Gramado, Novo Mato Grosso, Jardim Imperial II (1ª etapa) e Santa Cruz I. No quadro de bairros com trabalhos em execução encontram-se, por exemplo, Jardim União, João Bosco Pinheiro, São João Del Rey e Dom Bosco. Em processo de licitação, a relação aponta o Sol Nascente, Jardim Presidente, Jardim Fortaleza, dentre outros. 
 
“Asfalto é um dos principais sonhos da população. Todo morador que ver seu bairro livre da poeira e da lama. Por isso, o programa Minha Rua Asfalta é um dos carros-chefes da nossa gestão. Por meio dele, além da realização de sonhos, estamos atuando na saúde preventiva. Cuiabá possui um elevado déficit de pavimentação, mas continuamos trabalhando, fazendo as articulações necessárias, para universalizar esse benefício”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro.
 
Outro ponto de importante destaque dentro do programa Minha Rua Asfaltada é a preocupação com a qualidade da obra. Alinhado com todo cuidado com os tipos de materiais utilizados, respeitando as especiações técnicas recomendadas para esse tipo de obra e as características de cada território, a pavimentação é tratada como parte de um conjunto que engloba ainda a construção da rede de drenagem de água pluvial, meio-fio e calçadas.
 
A drenagem é fundamental no resultado final do serviço. Uma obra sem a edificação da composição pluvial afeta diretamente no período de vida útil do pavimento e pode significar prejuízo aos cofres públicos e transtorno aos moradores. Isso porque, o sistema é o principal responsável pelo escoamento de águas da superfície, evitando assim um acúmulo que resulte na diminuição da durabilidade da malha viária.

 

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