Fonte: Olhar direto
Entre flores, velas e lavagem dos túmulos, os preparativos para a celebração de Dia de Finados no próximo sábado (2), já fazem parte da rotina dos cemitérios da capital desde o início desta semana. Nos cemitérios Parque Bom Jesus no Parque Cuiabá e Nossa Senhora da Piedade, no Centro, familiares e prestadores de serviço organizam tudo para prestar homenagens aos que já se foram.
Apesar do dia ser marcado por tristeza e oração para muitas pessoas, para outras, o dia também é uma oportunidade para ganhar uma renda extra. Os “lavadores de túmulos”, pessoas contratadas para realizar os serviços de limpeza nos jazigos, intensificam os trabalhos e chegam a ganhar cerca de R$ 300 por dia de serviço.
Para a aposentada Francisca do Carmo, de 58 anos, a semana que antecede o Dia de Finados é uma das datas mais esperadas do ano. Cobrando R$ 30 para lavar os túmulos, ela fica na porta do cemitério à disposição de quem está buscando pelo serviço. Apesar da promessa de chuva que costuma cair todos os anos, nesta data ela garante que os túmulos são lavados, encerados, as flores são trocadas e os restos de velas são retirados.
Questionada se já sentiu medo de trabalhar no local, Sebastiana é enfática. “Medo a gente tem que ter de quem está vivo”, finaliza.
No local estão enterrados algumas personalidades mato-grossenses como Estevão de Mendonça, Rubens de Mendonça, Dante Martins de Oliveira e Augusto de Leverger (Barão de Melgaço).
Com mais de 47 mil pessoas sepultadas, o Cemitério Parque Bom Jesus é o maior da capital e a intensa movimentação de visitantes chega a congestionar o trânsito na Avenida Fernando Corrêa. O local se prepara para o Dia de Finados com tendas, missas, cultos, serviços de apoio e atendimento médico.
Programação
A programação está prevista para os 03 principais cemitérios da capital, administrados pelas empresas; Piedade, Porto, Coxipó da Ponte. Os cemitérios citados abrirão os portões ás 06h e se fecharão ás 18h. A programação inicia com o café da manhã para os visitantes, haverá ainda no período da manhã e no período da tarde as missas/ cultos com horários definidos pelas paróquias/ igreja, nos cemitérios já citados.
Durante todo o dia os visitantes serão recepcionados por colaboradores devidamente uniformizados, que estarão entregando flores e água na portaria de cada cemitério, haverá também orientação a respeito da proliferação do mosquito da dengue, onde cada visitante será orientado a não deixar vasos com água, substituindo-a por areia ou terra, evitando a reprodução do mesmo. Para as necessidades do público, no dia estarão disponíveis em cada cemitério, banheiros químicos, incluindo para PNE, também estarão disponíveis cadeiras de rodas.