Fonte: Olhar Direto
O prefeito Emanuel Pinheiro assinou os atos de nomeação e convocação de posse dos aprovados no concurso da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano na quinta-feira (30), através do programa Papel Zero. A Prefeitura de Cuiabá fez a primeira contratação realizada 100% de maneira digital.
A empresa Log,lab. é a responsável pela criação e desenvolvimento da solução, que visa, além da agilidade nos processos, redução de impressão física (folhas de papel) de processos e consequentemente avanços de uma gestão sustentável e muito mais ágil.
“O programa foi um desafio, foi realizada a virtualização dos processos de aposentadorias e pensões, a seguir: solicitações dos servidores ativos, e agora e iniciamos as demandas dos cidadãos”, explicou o Fernando Ribeiro, CEO da empresa que desenvolveu o projeto.
O prefeito Emanuel Pinheiro destacou que o Papel Zero já faz parte da rotina dos servidores da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos, além das Secretarias de Educação e Meio Ambiente do Município. O objetivo é estender o serviço ao cidadão, para emitir alvarás, licenças e notificações em ambiente virtual. Isso evitará filas, deslocamento e perda de tempo.
A Secretária da pasta, Ozenira Félix, frisou como os processos, agora totalmente digitais, facilitaram a gestão da secretaria e execução de cada tarefa desenvolvida e oferecida ao cidadão diariamente. “Meus dias ficaram mais leves e nosso trabalho mais eficiente”, completou.
Dentre as principais vantagens do projeto, Fernando destaca a redução na emissão física de documentos e o aumento no controle dos trâmites.
O programa foi concebido em três etapas, começando pela virtualização dos processos de aposentadorias e pensões e passando pela virtualização de processos relativos aos direitos e solicitações dos servidores ativos. A última delas consiste no atendimento das demandas dos cidadãos.