Fonte: Olhar Direto
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), considerou que Mato Grosso terá capacidade hospitalar suficiente para enfrentar o coronavírus até o final do mês de abril, quando o Estado deverá finalizar as obras de ampliação dos hospitais Metropolitano, em Várzea Grande, e Santa Casa, em Cuiabá.
“Nós fizemos uma projeção de que até final de abril devemos estar com 718 leitos disponíveis e em torno de 240 UTI’s só para atender Covid. Então, acho que o número está tranquilo, sem alardes em cima disso. O trabalho do Governo junto das Prefeituras está sendo suficiente para proteger os possíveis doentes nos próximos dias”, disse o deputado.
Os 180 leitos de enfermaria e 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Metropolitano Várzea Grande devem ser entregues na próxima semana. Além do Metropolitano, o Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, também irá receber eventuais casos graves de pacientes com coronavírus. Nesta unidade, serão 147 leitos exclusivos para o tratamento da doença.
Somados aos novos leitos que estão sendo construídos e a estrutura pré-existente na região Metropolitana, o Estado estima contar com mais de 600 leitos, entre enfermarias e UTI’s, nos hospitais regionais de Sinop, Alta Floresta, Colíder, Cáceres, Rondonópolis e Sorriso e através de contratualização com hospitais privados.
Até esta quarta-feira (15), o Governo notificou 151 pessoas infectadas pela Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados quatro óbitos em decorrência do coronavírus. Deste total, 99 pacientes estão em isolamento domiciliar, 42 estão recuperados e 6 estão hospitalizados – todos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).