Fala meu Povo MT

Prefeitura crê que até junho momento de maior risco de infecção pelo coronavírus terá passado

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Fonte: Olhar Direto

A Prefeitura de Cuiabá crê que, até o início de junho deste ano, o momento maior de risco de infeção pelo novo coronavírus já terá passado na cidade. É levando em consideração esta projeção que Emanuel Pinheiro e sua equipe pretendem retomar, gradativamente, as aulas na capital mato-grossense

A partir de primeiro de junho, o executivo municipal espera já estar superado o momento de maior risco de infecção pelo vírus.

O secretário de Educação, Alex Vieira Passos lembrou que essa é uma previsão.  “Como vem acontecendo desde o início, em relação às medidas adotadas pelo Município, estaremos avaliando cada momento, para que sejam adotas as medidas de prevenção necessárias. Caso os números sejam diferentes do que observamos hoje, serão tomadas outras medidas”, ressaltou.

De acordo com o plano, o retorno das atividades presenciais está previsto para o dia 18 de maio, de forma gradativa e por etapas. Nesse dia, voltam os alunos de zero a três anos e 11 meses e no dia 25 de maio os alunos de quatro e cinco anos.

“Para o retorno desses alunos será feito um escalonamento para alternar os dias em que os pais levarão seus filhos nas unidades. Essa alternância de dias será observada até o dia 10 de junho. Os pais serão comunicados pelas equipes gestoras”, explicou o secretário Alex Vieira Passos.

Os alunos do 6º ao 9º Ano e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) voltam no dia 01 de junho e no dia 08 de junho os alunos do  1º ao 5º ano.

O prefeito Emanuel Pinheiro disse que o decreto define as  linhas gerais do Plano Estratégico, e que a equipe da Secretaria de Educação está detalhando as ações a fim de compatibilizar a volta das atividades presenciais nas unidades educacionais da rede publica municipal de Ensino com as medidas de prevenção de contágio pelo novo coronavírus.

“O plano de ação traz condições mínimas e será implementado se os números relacionados ao coronavírus continuem sob controle no Município. A nossa previsão é de que essa flexibilização aconteça a partir do dia 18, de forma gradual e escalonada, para os alunos de creches, Centros Educacional Infantil Cuiabano e os Centros Municipais de Educação Infantil. Iremos adotar as medidas que assegurem a saúde da população,  e a  prevenção e combate à pandemia de COVID-19”,  salientou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Até o dia 18, o Município continuará avaliando os números relacionados ao coronavírus e, uma reunião já está prevista para o dia 14 de maio.

Coronavírus

Até a última segunda-feira (27), levantamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que são 256 os casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados dez óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Os casos confirmados estão em Cuiabá (126), Rondonópolis (38), Sinop (19), Várzea Grande (12), São José dos Quatro Marcos (6), Primavera do Leste (6), Mirassol D’Oeste (6), Cáceres (6), Tangará da Serra (5), Barra do Garças (3), Rio Branco (2), Poconé (2), Aripuanã (2), Vila Bela da Santíssima Trindade (1), União do Sul (1), Querência (1), Pontes e Lacerda (1), Pontal do Araguaia (1), Nova Mutum (1), Nova Monte Verde (1), Lucas do Rio Verde (1), Lambari D’Oeste (1), Jaciara (1), Ipiranga do Norte (1), Conquista D’oeste (1), Confresa (1), Canarana (1), Campo Novo do Parecis (1), Alta Floresta (1) e residentes de outros Estados (7).

Dos 256 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 85 estão em isolamento domiciliar e 145 estão recuperados. Há ainda 16 pacientes hospitalizados, sendo 11 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e cinco em enfermaria.

Sair da versão mobile