Fala meu Povo MT

Mortes por insuficiência respiratória e pneumonia representam 33% do total em Cuiabá neste ano

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Fonte: Olhar Direto

Levantamento da Associação dos Notários e Registradores aponta que 33,66% do total de mortes em Cuiabá foram causadas por quadros de insuficiência respiratória e pneumonia nos primeiros meses deste ano.

De janeiro até abril, 903 certidões de óbitos foram registradas, sendo que deste total, 121 morreram por insuficiência respiratória e 183 por pneumonia, somando 304. Já no ano passado, as mortes gerais chegaram a 2.931, sendo 369 por insuficiência respiratória e 608 por pneumonia, sendo assim o percentual de 33,33% do total.

Em Mato Grosso, conforme dados do Portal da Transparência, que são repassados pelos Cartórios de Registro Civil do Brasil, 296 pessoas morreram em decorrência de pneumonia e 237 por insuficiência respiratória, neste ano. Os dados foram colocandos na plataforma com objetivo de disponibilizar informações em meio à pandemia de Covid-19.

A pneumonia é um tipo de inflamação que afeta os pulmões e que, geralmente, está relacionada a uma infecção. De modo geral, começa com uma simples gripe ou resfriado que não é bem tratado, fazendo com que a imunidade do paciente diminua consideravelmente.

Sem as defesas do organismo para barrar ou proteger o pulmão do indivíduo, diferentes tipos de bactéria se infiltram nos alvéolos pulmonares e desencadeiam, então, a inflamação da pneumonia.

A síndrome respiratória grave pode ser causada por diversos vírus, dentre eles o coronavírus. Como o Brasil não está testando todas as pessoas com sintomas da Covid-19, muitos destes casos retratados podem estar associados à doença, e o número de infectados, então, pode ser maior do que os já confirmados.

Casos de coronavírus

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta sexta-feira (15.05), 792 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 26 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Os casos confirmados estão em Cuiabá (252), Rondonópolis (70), Várzea Grande (67), Barra do Garças (45), Primavera do Leste (31), Lucas do Rio Verde (30), Sinop (26), Tangará da Serra (25), Rosário Oeste (20), Sorriso (18), Cáceres (18), Confresa (17), Peixoto de Azevedo (15), Nova Mutum (12), Jaciara (12), Mirassol D’Oeste (8), Tapurah (7), Querência (7), Jangada (7), Chapada dos Guimarães (7), Alta Floresta (7), São José dos Quatro Marcos (6), Vila Rica (4), São Pedro da Cipa (4), Pontes e Lacerda (4), Pontal do Araguaia (4), Curvelândia (4), Ipiranga do Norte (3), Aripuanã (3), Água Boa (3), Vila Bela da Santíssima Trindade (2), Vale de São Domingos (2), Rondolândia (2), Rio Branco (2), Poxoréo (2), Poconé (2), Nova Lacerda (2), Canarana (2), Campo Novo do Parecis (2), União do Sul (1), São Felix do Araguaia (1), Santo Antônio de Leverger (1), Santa Rita do Trivelato (1), Ponte Branca (1), Nova Xavantina (1), Nova Ubiratã (1), Nova Olímpia (1), Nova Monte Verde (1), Nossa Senhora do Livramento (1), Nobres (1), Lambari D’Oeste (1), Juscimeira (1), Cotriguaçu (1), Conquista D’oeste (1), Campo Verde (1), Alto Paraguai (1), Acorizal (1) e residentes de outros Estados (20).

Sair da versão mobile