Fala meu Povo MT

Prefeitura de Cuiabá rebate governador e classifica crítica de Mendes como desrespeito ao profissional de Saúde

Foto: Rogério Florentino - Olhar Direto

Fonte: Olhar Direto

Após as crítica do governador Mauro Mendes (DEM) à rede pública de saúde de Cuiabá, a prefeitura respondeu aos ataques e esclareceu os diversos trabalhos que estão são sendo feitos na capital. Inclusive, a nota ainda frisa primeiramente que é um desrespeito aos profissionais que estão trabalhando diariamente, principalmente em tempos de pandemia.

“Esses profissionais não têm medido esforços para seguir trabalhando, mesmo abalados com o desfalque de colegas que fazem parte do grupo de risco da Covid-19 e/ou contraíram a doença”, diz trecho da nota.

Outro detalhe reforçado em nota pela Prefeitura é que quando o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) assumiu o posto de chefe do Executivo pegou algumas unidades como verdadeiros esqueletos, ou seja, obras sem conclusão. Nesse ponto a crítica é para Mendes, que foi o seu antecessor.

“As unidades da Atenção Básica não recebiam reformas há muitas gestões. Muitas delas, inclusive, foram recebidas pela atual gestão como verdadeiros esqueletos a céu aberto, onde muitos deles serviam de abrigos para marginais. Além de já ter reformado 70% das unidades básicas de Cuiabá até o momento, a gestão Emanuel Pinheiro está resgatando todos estes esqueletos deixados pelas gestões anteriores”, relata.

A crítica de Mauro Mendes ao sistema básico de saúde da capital se deu na Arena Pantanal, durante balanço dos atendimentos do Centro de Triagem. Segundo o governador, o centro só funciona porque o governo fez. Pois esse tipo de trabalho é de responsabilidade das prefeituras.

Confira abaixo o restante da nota emitida pela Prefeitura de Cuiabá.

Sobre a declaração do governador Mauro Mendes sobre a rede Básica de saúde de Cuiabá:

-A gestão atual climatizou 100% das unidades Básicas; realizou a ampliação dos serviços do Consultório na Rua; realizou o remapeamento das micro áreas de abrangência dos agentes comunitários; capacitou todos os agentes comunitários de saúde, que receberam tablets, uniformes novos e protetor solar; implantou o Projeto AMOR (atendimento Rural), cobrindo 100% da zona rural, entre várias outras ações.

-Quando a gestão entrou, havia 11 equipes de saúde bucal na Atenção Básica. De lá para cá foram implantadas mais 30 equipes, e hoje são 41 equipes odontológicas na Básica.

-A Prefeitura de Cuiabá, mesmo depois da quarentena coletiva obrigatória, continuou melhorando e ampliando a rede básica de saúde, entregando, de junho para cá, a reforma da Clínica de Saúde da Família do CPA 1 com odontologia e hora estendida até às 21 horas, entrega da UBS do Parque Ohara e UBS do Residencial Ilza Terezinha Picolli, ambos também com hora estendida, e entrega da Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim Independência.

-Apenas neste ano, de janeiro a junho, foram realizadas 141.250 consultas médicas e de enfermagem nas unidades Básicas. No mesmo período foram realizados 276.557 procedimentos em pacientes nos PSFs e Centros de Saúde.

-Além disso foi entregue o 1º Centro de Referência para Covid-19 da Atenção Básica, no Centro de Saúde Ana Poupina. O local atende em horário estendido até às 21h, exclusivamente pacientes que apresentarem sintomas leves de síndrome gripal. O local oferece teste rápido e teste RT-PCR e também disponibiliza o Kit Covid-19, de acordo com a avaliação médica.

-Ainda na rede Básica, a Capital conta com a entrega do kit Covid-19 em 15 unidades, visando o tratamento precoce de pacientes com sintomas iniciais da Covid-19.

-Vale lembrar que, em outras redes de Atenção à Saúde, a Prefeitura de Cuiabá zerou a fila de espera por leitos de UTI de pacientes da Covid-19, com a abertura de 40 novos leitos no Hospital Referência, além da abertura da UPA Verdão, como retaguarda para o Hospital de Referência. Se não fosse isso, até hoje a população mato-grossense estaria sofrendo com o colapso na saúde, haja vista a falta de apoio porque passam os municípios do interior, onde o coronavírus tem se proliferado com mais intensidade.

Sair da versão mobile