Fonte: Olhar Direto
O governador Mauro Mendes (DEM) criticou de forma dura o projeto de construção e licitação da Zona de Processamento e Exportação (ZPE) do município de Cáceres. Por enquanto, o local está em fase de obra inicial e o que está sendo feito no local não agradou nada o chefe do Executivo estadual.
Ao lado de engenheiros, secretários e deputados, Mauro disse que o projeto que foi licitado desde 2016, durante a gestão do ex-governador Pedro Taques (SD) foi uma enganação à população.
“Isso que foi feito lá atrás foi uma ‘engation’ [se referindo à gestão Taques] com a população para dizer que estava fazendo. Mas onde vai ficar empresas que é o que interessa, não foi licitado até hoje. Aqui estão fazendo obra da receita, prédio da administração, mas cadê o local das empresas?. O queremos é prédio das empresas e geração de empresas” questionou o governador.
“Para reiniciar a obra nós revisamos muita coisa. O problema é que eles só licitaram a parte administrativa. Cadê o asfalto, o esgoto, a água? Por enquanto eu não vi nada disso. Esse projeto não me agradou de forma alguma”, pontuou.
Há mais de 30 anos a ZPE de Cáceres continua no papel. A zona facilitará a exportação de riquezas de Mato Grosso. Mauro Mendes, assim que tomou posse em 2019, disse que seria contra essa construção, pois seria uma obra pensada para o passado. Mas, para atender funções políticas e alguns planos que estavam prontos, ele autorizou o início das obras. No entanto, nada do que viu foi aprovado.
A obra retomada no mês de fevereiro, é estimada no valor de R$ 15,4 milhões, oriundos do Fundo de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Fundeic), sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), que tem no comando o secretário Cesar Miranda.