Fala meu Povo MT

Mato Grosso registra três estupros por dia com vítimas menores de idade

Foto: Reprodução

Fonte: Olhar Direto

Durante os seis primeiros meses deste ano, Mato Grosso registrou 553 estupros de vulnerável. Isso dá uma média de três casos por dia entre janeiro e junho. Em 2019, mais crianças e adolescentes foram vítimas deste crime. De acordo com dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), 705 ocorrências foram registradas.

De 2019 para 2020, houve redução de 21% no registro das ocorrências. A queda pode estar associada a pandemia do coronavírus, já que muitas denuncias são feitas pelas escolas e creches, que atualmente se encontram fechadas.

O crime de estupro de vulnerável é previsto no art. 217A do Código Penal, que é ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 anos. A pena é de oito a 15 anos de reclusão.

Em julho deste ano, os estupros praticados por um pai contra a própria filha resultaram em uma gravidez. O caso aconteceu na cidade de Nova Mutum (239 km de Cuiabá).

No mesmo mês, um homem de 49 anos foi preso por estuprar a enteada adolescente em Rondonópolis (216 km de Cuiabá). O suspeito tinha diversas passagens criminais, inclusive com condenação por crimes de latrocínio e roubo.

Denúncia

Para registrar qualquer denúncia basta ligar para o 190, 197, 180 e 181. Vale lembrar que todas as denúncias são sigilosas.

Além disso, as denúncias também podem ser registradas presencialmente nas delegacias (PJC-MT) de Mato Grosso. Em Cuiabá, a Delegacia Especializada de Defesa da Mulher funciona na Rua Joaquim Murtinho, nº 789, Centro Sul.

Já em Várzea Grande, a Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, da Criança e do Idoso funciona na Rua Almirante Barroso, 298, Centro Sul (próximo do Terminal André Maggi).

Sair da versão mobile