Fotógrafo flagra resgate emocionante de quati que tentava fugir das queimadas no Pantanal;

0
255
Foto: Caio Guatelli / Instagram
CAMARA VG

Fonte: Olhar Direto

Um emocionante vídeo produzido pelo fotógrafo independente Caio Guatelli e publicado em seu perfil do Instagram mostra o resgate de um quati que fugia do fogo no Pantanal mato-grossense. O biólogo voluntário Sérgio Freitas, mesmo sabendo que o animal tinha poucas chances de sobreviver aos ferimentos, tentou ajudá-lo até o fim

O resgate foi realizado na última sexta-feira (18). Caio, que mora em São Paulo, esteve no Pantanal há cerca de um mês e meio, quando passou alguns dias na região do Sesc. Na época, era lançada a operação de combate aos incêndios. Contudo, os focos de calor aumentaram e diante da situação, ele decidiu voltar. Desta vez, para Porto Jofre, na Rodovia MT-060, conhecida como Transpantaneira.

O fotógrafo fazia registros da Rodovia, quando ficou sabendo do foco de incêndio perto de uma pousada na região do km 20. “Eu fui para essa pousada. Lá encontrei os proprietários bastante abatidos com a situação. A propriedade estava cercada de focos de incêndios e eles dependem do turismo ecológico”, lembra.

“A pousada não tinha nenhum hóspede. Eles tinham dispensado os clientes e todos os apartamentos estavam ocupados por bombeiros militares e vários voluntários, entre eles os que realizaram o resgate do quati”, acrescenta.

Os voluntários viajaram até a região com dinheiro do próprio bolso para atuar voluntariamente no resgate de animais. “Eles foram até a região para ajudar o que eles acham mais importante, que é a sobrevivência do meio ambiente”, pontua Caio.

No dia seguinte, o fotógrafo e os voluntários foram para dentro da floresta combater incêndios subterrâneos em turfa. “Em um momento desses que eles estavam buscando focos de incêndio, apareceu a uns 30 metros de distância esse bichinho. Ele apareceu mancando”, conta.

O quati estava bastante estressado e aparentava estar fugindo há muito tempo do fogo. “Quem estava mais perto do bichinho era o biólogo Sérgio Freitas. Ele conhece bastante a região, pois também trabalha como guia de observação de animais no Pantanal. O Sérgio se aproximou, pegou o bichinho na mão e saiu correndo pela floresta. Foi quando eu fiz o vídeo”.

“Ele saiu correndo pelo meio da mata até encontrar um amigo, outro biólogo chamado Rafael Santos, que também tem experiência com animais silvestres. Rafael ajudou ele a dar os primeiros socorros ao quati. Deram uma refrescada no bichinho que estava muito quente. Em seguida, levaram para uma caminhonete e depois para a pousada onde estavam hospedados”, detalha.


Crédito: Caio Guatelli. 

Apesar de todos os esforços, o quati não resistiu aos ferimentos. “Ele durou algumas horas, mas estava muito debilitado. Não sobreviveu”, lamentou o fotógrafo.

Veja abaixo o vídeo do resgate: 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here