Policiais ambientais iniciam fiscalização e patrulhamento nos rios de MT

0
292
Greyce Lima | Secom-MT
ALMT

Fonte: PMMT

A partir desta quinta-feira (01.10) e até o dia 31 de janeiro de 2021, policiais do Batalhão de Proteção Ambiental intensificam a fiscalização e o patrulhamento nos rios de Mato Grosso para garantir que a reprodução dos peixes seja respeitada no período de defeso da piracema, com o lançamento da ‘Operação Piracema’, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) com  a Polícia Militar.

Os patrulhamentos fluviais e terrestres já começaram para inibir e combater práticas de pesca e a comercialização ilegal de pescado. Veículos e embarcações estão sendo abordados e verificados para impedir que qualquer cidadão tente desrespeitar o período de defeso da Piracema.

PMMT

O comandante do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental, tenente-coronel Fagner Augusto, conta que o efetivo da unidade especializada da PM está pronto para flagrar ilegalidades e desrespeito a leis que protegem a fauna e  a flora mato-grossense.

“De forma integrada com os fiscais da Sema,  vamos agir de forma preventiva  nas três bacias hidrográficas do estado. Atuando com barreiras em pontos sensíveis à reprodução dos peixes. Vamos fiscalizar estoques de  restaurantes, hotéis, pousadas e outros estabelecimentos comerciais que armazenam pescado que devem ter esses produtos legalizados. Quem for pego desrespeitando o período de defeso é multado e tem todos apetrechos de pesca apreendidos”, alerta o comandante.

O tenente-coronel Fagner destaca ainda que toda a equipe do Batalhão de Proteção Ambiental da PM está empenhadas em missões de proteção a fauna e flora. Além da Operação Piracema, equipes de policiais ambientais  vem atuando de forma enérgica na Operação Pantanal na região de Porto Jofre, ajudando as equipes no combate aos  incêndios e principalmente nos resgates de animais silvestres feridos.

A Operação Piracema é uma ação integrada da Polícia Militar Ambiental, ecretaria de Estado de Meio Ambiente e Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema). O objetivo é conscientizar a população sobre o respeito ao período reprodutivo dos peixes e que as leis ambientais sejam cumpridas em respeito ao ciclo da natureza.  A Polícia Militar pede a colaboração da sociedade para proteger o meio ambiente e denunciar, caso presencie alguma ilegalidade ou crime ambiental por meio do 190 ou pelo 0800 65 39 39.

Secretária Estadual de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti com a equipe do Batalhão Ambiental da PM no lançamento da Operação Piracema. 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here