Em meio ao forte calor, árvores florescem em Cuiabá

0
186
Foto: Reprodução
CAMARA VG

Fonte: Olhar Direto

Em meio ao forte calor que atinge o município de Cuiabá, algumas árvores estão florescendo na capital nos últimos dias. A primavera teve início no dia 22 de setembro e durante esse mês a cidade registrou 19 dias com temperatura superior a 40º C. O Olhar Direto reuniu alguns vídeos e fotos com árvores floridas que podem ser conferidos logo abaixo e na galeria de imagens.

Uma das árvores flagras pelo Olhar Direto é um jacarandá mimoso, que pode chegar até 15 metros de altura. A espécie, que é nativa do Brasil, Argentina e Bolívia, está ameaçada de extinção, de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza, fazendo parte da lista vermelha.

Já o segundo registro feito pela redação é a acácia amarela. Entre setembro e março, a árvore floresce com cachos longos de flores em amarelo, e pode durar até seis anos, segundo Bio Parque.Uma das características da acácia amarela é o fato de que não precisa de muita água para sobreviver, o que explica seu florescimento em meio a seca e calor da capital. Só é necessário o uso de água para o salvamento da planta.

19 dias a 40 ºC

A estação manual do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) revisou a temperatura de Cuiabá e apontou que os termômetros chegaram aos 44ºC, às 14h desta quarta-feira (30). Esta é a maior temperatura da história, desde que as medições começaram em 1911.

De acordo com o ‘Hot Cities’, site que monitora as temperaturas do mundo a partir de serviços de medição, Cuiabá foi a cidade mais quente do mundo por volta das 15h30. No ranking total, a capital de Mato Grosso estava em 22º lugar. Em primeiro está Baçorá, no Iraque, onde os termômetros já chegaram a marcar 53ºC.

Setembro foi extremamente quente por influência de diversos fatores como as queimadas, período de estiagem e até formação de anticiclones. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontou que Cuiabá registrou 19 dias com temperatura superior aos 40ºC. Ao longo dos 30 dias, houve algumas chuvas tímidas que somaram 5,8 milímetros.

Não é só Mato Grosso que enfrenta as altas temperaturas. Diversos estados registram uma onda intensa de calor com diferentes graus de severidade. O alerta do INMET começou em 27 de setembro e é válido até às 23h59 do dia 7 deste mês, podendo ser renovado ou encerrado a qualquer momento.

Os estados que enfrentam onda de calor assim como Mato Grosso são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco e Bahia.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here