Fonte: Olhar Direto
A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senad/MJSP) leiloa mais de 400 matrizes de gado apreendidas de crimes de lavagem de dinheiro em Mato Grosso, em processos contra João Arcanjo Ribeiro. O leilão de gado, resultado da alienação antecipada decretada pelo 7ª Vara Federal e aberto até o dia 9 de outubro, é o primeiro realizado pela Secretaria, com lotes a partir de R$53.200,00 mil.
O valor total é avaliado em mais de R$ 1 milhão. Os lances podem ser efetuados por pessoa física ou jurídica, até às 16h30 do dia 9 de outubro por meio do site do leilão.
Em razão da pandemia de Covid-19, o leilão ocorre na modalidade exclusivamente eletrônica. No entanto, os lotes ofertados estão disponíveis para exame e visitação de interessados mediante agendamento prévio por meio do e-mail cuiaba.nucleo@sbjud.com.br. Os animais se encontram na Fazenda Colibri, situada a cerca de 150km de Cuiabá, no município de Santo Antonio do Leverger.
O leilão é resultado da alienação antecipada decretada pelo 7ª Vara Federal da Seção Judiciária de Mato Grosso, para a preservação do valor econômico do bem. Neste caso, como se refere à venda de patrimônio apreendido de crime envolvendo lavagem de dinheiro, o recurso arrecadado será destinado ao Fundo Penitenciário Nacional – Funpen.
A Senad cadastrou leiloeiros em todo o País e teve a sua competência ampliada por meio do Decreto n°10.073, de 18 de outubro de 2019. Além de leilões do patrimônio apreendido do tráfico de drogas, passou a utilizar a sua estrutura para efetuar a venda de itens oriundos do enriquecimento ilícito envolvendo outros crimes, como a corrupção e a lavagem de dinheiro, com perda de bens em favor da União.