Cuiabá tem redução de casos e aumento discreto de mortes por Covid-19

0
255
Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto
CAMARA VG

Fonte: Olhar Direto

Informe epidemiológico aponta que Cuiabá teve uma redução no número de casos notificados e discreto aumento de óbitos nesta semana. O relatório da Secretaria de Saúde (SMS), elaborado com apoio de pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), apresenta informações desde a data da notificação da primeira infecção, até a 40ª Semana Epidemiológica (SE), compreendendo 14 de março a 03 de outubro de 2020.

Foram contabilizados 24.835 casos na Capital e dentre eles, 68,0% estão recuperados e 26,8% em monitoramento (isolamento domiciliar). Em Mato Grosso, o índice de recuperação é de 84,6% e em monitoramento, 12,1%.

Nesta semana, foram 524 casos notificados, verificando-se redução de cerca de 40% quando comparado com a semana anterior, na qual haviam sido notificados 869.

Nas últimas quatro semanas, o número de casos notificados foi menor que 1.000. A redução de novos casos notificados tem sido verificada sistematicamente desde a SE 26 (21 a 27 de junho), na qual foi observado o maior número de casos notificados semanalmente (2.029) desde o início da epidemia.

Embora o cenário se mostre mais promissor que semanas anteriores, os pesquisadores dizem que ainda há oscilação, seja no número de casos ou mortes. Portanto, é importante manter o monitoramento e a observação do cumprimento das exigências quanto às medidas.

Neste sentido, mesmo diante das novas medidas de flexibilização instituídas recentemente em Cuiabá, é fundamental que sejam mantidos o uso de máscara em locais públicos, cuidados de higiene e isolamento social, evitando aglomerações, como eventos festivos, reuniões em bares e outros, para que novo aumento de casos não ocorra.

Outro ponto relevante é que, atualmente, não há evidências de que as pessoas que se recuperaram da Covid-19 e tenham anticorpos estejam protegidas contra uma segunda infecção.

É esperado que a maioria dos indivíduos infectados desenvolva uma resposta de anticorpos que forneça algum nível de proteção. O que ainda não se sabe é o nível de proteção ou quanto tempo vai durar.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here