Crianças de 1 a 4 anos devem se vacinar contra a poliomielite neste sábado

0
147
Foto: Reprodução
ALMT

Fonte: Olhar Direto

Até as 17h deste sábado (17) ocorre o Dia D de Vacinação e mobilização nacional em favor da imunização. De 5 a 30 de outubro, o Ministério da Saúde realiza a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação das crianças e adolescentes.

Os municípios têm autonomia para definir as estratégias de vacinação, seguindo as orientações do Ministério; também foram orientados a estruturarem os pontos de vacinação em lugares arejados. Há ainda a indicação de evitar aglomeração, visando mitigar a propagação do coronavírus.

O grupo alvo da vacinação contra a poliomielite é formado por crianças na faixa etária entre 1 a 4 anos de idade. As crianças deverão ser imunizadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP). De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), o total de crianças a ser vacinado durante toda a campanha em Mato Grosso é de 205.976; a meta mínima é vacinar 95% do público-alvo.

Na multivacinação, o público é formado por crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, sendo ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente.

As campanhas oportunizam o acesso às vacinas, a atualização da situação vacinal, o aumento das coberturas vacinais e homogeneidade, a redução da incidência de doenças imunopreveníveis e contribui para o controle, eliminação e a erradicação dessas doenças.

É importante frisar que o Brasil não detecta casos de poliomielite desde 1990 e, em 1994, recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem por parte da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). O país envida esforços para atingir a meta dos indicadores preconizados pelo Ministério da Saúde para a manutenção do território livre da doença.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here