Bombeiros ainda tentam conter focos de incêndio sob escombros na Realmat

0
183
Foto: Fabiana Mendes / Olhar Direto
ALMT

Fonte: Olhar Direto

O Corpo de Bombeiros segue trabalhando na loja Realmat, na avenida 15 de Novembro, no bairro do Porto, em Cuiabá, para conter os focos de incêndios que restam sob os escombros. O fogo começou na noite de sábado (5), atingiu o Ciclo Ribeiro e uma lotérica. Ao todo, seis imóveis tiveram que ser interditados temporariamente.

O tenente-coronel Wendel Arruda Carlos, comandante do 1º Comando Regional do Corpo de Bombeiros, disse em entrevista ao Olhar Direto que todo o entorno dos estabelecimentos foi isolado para o resfriamento.

“Devido à grande quantidade de material combustível na edificação, houve um desprendimento de uma enorme quantidade de calor, que comprometeu parte da estrutura da edificação que colapsou, facilitando ainda mais a propagação do incêndio que acabou passando para a edificação vizinha, que foi atingida parcialmente”, contou.

Aos fundos da papelaria, há uma clínica veterinária, que possui parede germinada com a Realmat, conforme explica o comandante. “A gente conseguiu impedir que o incêndio tomasse conta da clínica. Fizemos a remoção dos animais com auxílio do proprietário e seus funcionários e conseguimos evitar que fosse incendiada também”.

“Foram 12 horas de combate. O trabalho de rescaldo continua, temos alguns focos de incêndio. Tem material em chamas sob os escombros, ainda não há prazo para encerramento definitivo dessa operação”, afirma.

Ao todo, seis imóveis da região foram interditados. “Todas as edificações vizinhas ao estabelecimento que queimou estão isoladas e interditadas até segunda ordem, até que se faça todo trabalho de perícia técnica para identificar a possível causa do incêndio. E também [estamos] aguardando a avaliação estrutural para que possa autorizar os proprietários a fazer os procedimentos de manutenção ou reforma, e até mesmo a indicação de demolição total se não houver viabilidade técnica dele ser reutilizado”, pontuou.

Para manter água na ponta de combate a todo o momento, foram necessários cerca de 230 mil litros água, fornecidos pelos caminhões de combate a incêndio e caminhões pipas da prefeitura municipal de Cuiabá, Águas Cuiabá, Rota do Oeste, Defesa Civil e outros disponibilizados por empresas particulares.

Ao todo, 37 bombeiros militares de serviço e de folga foram acionados através do plano de chamada para auxiliar nos trabalhos. Nove viaturas foram empenhadas para o atendimento, entre auto escada mecânica, auto bomba tanque e auto rápido.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here