O seu negócio pode acabar em 2021

0
258
CAMARA VG

Fonte: Olhar Direto

A forma como você pensa a respeito do seu negócio afetará profundamente a sustentabilidade e a segurança para que ele continue a prosperar no próximo ano.

Você pode até questionar, discordar ou dissentir do amanhã, só não pode ignorá-lo.

O ano de 2020, além de trazer inúmeras dificuldades em relação à economia, à forma de trabalhar, à forma de se relacionar com o cliente, somadas ao medo, às angústias e incertezas, trouxe também mudanças legais que impõem uma mudança de cultura organizacional para os profissionais.

Sim, estamos falando da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

Para que você possa entender um pouco mais sobre o assunto, pense no longínquo ano de 1990, quando o Código de Defesa do Consumidor iniciou uma mudança cultural nas relações comerciais, onde o consumidor passou a ter voz ativa e, claro, o mundo jurídico-econômico foi transformado com milhares de demandas consumeristas contra as empresas que até hoje se multiplicam no judiciário brasileiro.

No entanto, pense pelo lado positivo dessa história. O CDC, como é conhecido, ajudou no desenvolvimento das empresas, na forma como o cliente deve ser atendido, na organização e no suporte de atendimento, ambientes nos quais não há espaço para empresas que não se desenvolvem em prol de um serviço de qualidade.

O consumidor vivencia uma abundância de opções. Produtos e serviços estão disponíveis de várias formas, em vários lugares, com vários preços. Por que escolher uma empresa com má reputação?

Pois bem, a LGPD transformará ainda mais as relações comerciais. Há inevitável necessidade de organização, de desenvolvimento de processos e procedimentos que proporcionarão às empresas a criação de um ambiente seguro, organizado, mais rentável e que auxilia na redução de perdas financeiras e protege a propriedade intelectual do negócio.

E para quem ainda pensa que essa lei “não vai pegar”, é bom lembrar que ela se encontra em vigor desde setembro de 2020 e que algumas empresas, inclusive, já foram condenadas judicialmente por seu descumprimento. E é bom também lembrar que em 2021 as sanções administrativas decorrentes de sua aplicação poderão chegar a R$ 50 milhões, dependendo do porte da empresa e da infração cometida.

Para alguns profissionais será um monstro batendo na porta, para outros uma oportunidade de destaque, de novas relações comerciais, de se posicionarem no mercado como um negócio organizado, seguro e que garante o melhor serviço/produto com a segurança que toda pessoa merece receber.

Flávio Ricarte – Advogado, membro da ABA (Associação Brasileira de Advogados) Membro da Comissão de Família e Tecnologia do IBDFAM-MT e Sócio Administrador da Empresa Mais1Digital.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here