Mesmo com pandemia, SOS AVC registra mais de 750 atendimentos em um ano

0
189
Foto: Gustavo Duarte
ALMT

Implantado pela Gestão Emanuel Pinheiro em 2019, no Hospital Municipal São Benedito, para exclusivamente atender pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC), o programa “SOS AVC” registrou no último ano mais de 750 atendimentos. O número seria considerado abaixo do esperado, se, não estivéssemos enfrentando a pandemia da Covid-19, que afetou milhares de pessoas e fez com que mudanças fossem feitas no sistema de Saúde. No entanto, os dados são considerados ótimos pela equipe técnica da unidade de saúde e do Programa, mesmo estando atuando somente em atendimentos de urgência e emergência.

Referência no país e ainda único em Mato Grosso, o programa SOS AVC tem como principal objetivo atender aqueles sentem os sintomas do derrame nas primeiras oito horas, consideradas cruciais para o socorro, reduzindo em 90% o risco de sequelas graves.

Ainda em 2020, o programa recebeu destaque internacional, quando técnicos de Cuiabá apresentaram as experiências do SOS AVC  no Congresso Internacional GSA 2020 – Global Stroke Alliance, realizado no Rio de Janeiro. Na ocasião, a iniciativa chamou atenção de oito países, sendo eles Estados Unidos, Espanha, Suécia, Equador, Áustria, Austrália, Canadá e Chile.

De acordo com os dados do Hospital, dos mais de 750 exames realizados, 52 resultaram em tratamento para trombólise venosa, 16 trombectomia mecânica, 192 exames de angiografia cerebral, 109 tratamentos, além de 409 consultas médicas com acompanhamento neurológico ambulatorial.

Para o prefeito Emanuel Pinheiro o ótimo desempenho do programa desde o seu lançamento, vem sendo resultado do trabalho eficaz e rápido que a equipe do programa atua, dando celeridade e resposta rápida ao cidadão cuiabano.

“É importante um programa desses de alto nível e reconhecimento até internacional estar sendo muito bem utilizado em Cuiabá. Isso é sinal de que a aposta na inovação foi assertiva e isso me alegra muito, porque traz o conforto de saber que vidas estão sendo salvas por meio dele. É o que a população cuiabana merece e se depender de mim vai continuar recebendo”, afirmou.

SOS AVC

Como o Hospital São Benedito não é portas abertas, o acolhimento do SOS AVC acontece de duas formas. A primeira é via SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), para os casos em que forem chamados e os paramédicos atestarem que pode se tratar de um AVC.

Nesta situação, o paciente será imediatamente levado por eles para o Hospital São Benedito. A outra porta de entrada é por meio de encaminhamento das unidades de urgência e emergência da Capital, sendo elas o Hospital Municipal de Cuiabá – HMC, UPAs e policlínicas.

 

SAIBA MAIS SOBRE O AVC

 

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. É uma doença que acomete mais os homens e é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações em todo o mundo.

Quanto mais rápido for o diagnóstico e o tratamento do AVC, maiores serão as chances de recuperação completa. Desta forma, torna-se primordial ficar atento aos sinais e sintomas e procurar atendimento médico imediato.

Existem dois tipos de AVC, que ocorrem por motivos diferentes: AVC hemorrágico e AVC isquêmico.

QUAIS OS SINTOMAS

Existem alguns sinais que o corpo dá que ajudam a reconhecer um Acidente Vascular Cerebral. Os principais sinais de alerta para qualquer tipo de AVC são: fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo; confusão mental; alteração da fala ou compreensão; alteração na visão (em um ou ambos os olhos); alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar; dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente.

Fonte: JAD LARANJEIRA – PMC 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here