Centro de Triagem passa a realizar teste de antígeno para diminuir percentual de falsos negativos

0
194
Reprodução
ALMT

O governo do Estado anunciou, nesta terça-feira (26), que o Centro de Triagem instalado na Arena Pantanal, em Cuiabá, passará a realizar o teste de antígeno e não mais aquele que precisava de uma amostra de sangue. O  tempo de espera pelo resultado será praticamente o mesmo e a intenção é diminuir o percentual de falsos negativos.

“Vamos continuar os atendimentos, mas o teste rápido que utilizamos será substituído pelo de antígeno, que é muito mais seguro, praticamente certeiro na avaliação. Este é aquele feito com cotonete (swab), uma melhoria de qualidade substancial, com maior assertividade”, explicou o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Ainda conforme o gestor, o falso negativo é um indicador presente no teste rápido, que não tem uma efetividade muito grande. “O que utilizaremos agora já detecta a partir do terceiro dia de sintomas. Melhor até que o PCR, feito pelo Lacen. A expectativa é diminuir ainda mais os falsos negativos”.

O tempo de espera pelo resultado é praticamente o mesmo do que era feito com uma amostra de sangue: 15 minutos. O teste também será utilizado nos hospitais do Estado, com o objetivo de monitorar a situação dos profissionais de Saúde.

Ao todo, já foram investidos R$ 30 milhões no Centro de Triagem, que continua a ter uma demanda diária e 900 pessoas/dias. Ainda não há previsão para o fechamento do local, que continua enquanto a pandemia do novo coronavírus perdurar.

Fonte: Olhar Direto – Wesley Santiago/Do Local – Max Aguiar

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here