Fala meu Povo MT

Mato Grosso é o Estado que menos vacinou contra a Covid-19

Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

Proporcionalmente, Mato Grosso é o Estado do país que menos vacinou a sua população contra o novo coronavírus. O levantamento feito consórcio de veículos de imprensa, formado por G1, O Globo, Extra, O Estadão de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL foi atualizado até a última quinta-feira (28).

Ao todo, foram aplicadas no Estado, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), 11.257 doses de vacina, o que representa apenas 0,32% da população de Mato Grosso. Um número bem abaixo do esperado.

No quesito dose, Mato Grosso só perde para o Acre (3.985) e Roraima (7.861). Porém, estes dois ainda vacinaram, proporcionalmente, mais pessoas, com 0,45% e 1,25%, respectivamente.

Para que se tenha uma base, o Acre recebeu 5.910 doses, enquanto que Roraima teve 95.920 disponibilizadas. Mato Grosso recebeu da União até agora 161.160 doses.

A soma de vacinados no país (dos 22 estados que divulgaram e o Distrito Federal) é de 1.509.826 pessoas vacinadas, o que representa 0,71% da população brasileira.

Cuiabá

Após sete dias do início de sua campanha de vacinação, Cuiabá conseguiu imunizar apenas 20% dos seus profissionais de Saúde, somando um total de 4,6 mil pessoas, das 23 mil. Tal fato ainda está longe da aceleração pretendida, já que a estrutura da campanha tem capacidade para fazer mil atendimentos por dia. O total de lotes dos imunizantes CoronaVac e Covishield recebidos é suficiente para atender a 75,7% dos trabalhadores.

A Secretaria Municipal de Saúde (SM) estipula que mais de 23 mil profissionais estejam aptos a serem vacinados nesta primeira fase. Até quarta-feira (27), foram 4.691 pessoas imunizadas contra o novo coronavírus, um montante superior a 20% das pessoas alvo.

A coordenadora epidemiológica de Cuiabá, Valéria de Oliveira, informa que é imprescindível que todos compareçam ao local no horário de agendamento cadastrado, para que se evite aglomeração.

“Tudo depende que a pessoa chegue no seu horário agendado. Se atentem com horário, porque se chegarem aqui antes do horário vai ter que aguardar o seu horário para ser vacinado, não adianta vir mais cedo. Essa medida é necessária para evitar tumulto e aglomeração no Centro de Eventos”, ressalta.

Valéria disse que muitos destes trabalhadores não tem comparecido ao local indicado para serem vacinados. Ela ainda comentou que as pessoas que não forem ao Centro de Vacinação no dia agendado irão para o “final da fila”. “A procura não está muito grande, isso está nos angustiando, porque foi feita a prioridade da prioridade, que são para aqueles que estão no enfrentamento da Covid, e tem alguns profissionais que não estão vindo em busca”, lamentou.

A estrutura da campanha tem capacidade para fazer mil atendimentos por dia e segundo a coordenadora, o quantitativo de atendimento no local tem sido como esperado, sem intercorrências.

Fonte: Olhar Direto – Wesley Santiago

Sair da versão mobile