Olhar Direto esteve no Centro de Triagem, Hospital Metropolitano, de Referência e Santa Casa de Cuiabá, nesta quinta-feira (4), para ouvir o relato de quem sofre com o vírus. É perceptível o medo, incerteza e, principalmente, a indignação com as festas e reuniões em bares em meio ao momento crítico de infecções no Estado.
Os relatos de Iracema e Jefferson podem ser conferidos nesta reportagem especial do Olhar Direto. Assista.
Em nota encaminhada ao Olhar Direto, a Secretaria de Estado de Saúde (SES), alegou que o Centro de Triagem está atuando em capacidade máxima, atendendo diariamente 900 pessoas. Devido a alta demanda, a partir desta semana, o Centro retoma os seus atendimentos aos sábados.
Toque de recolher
Devido ao aumento de casos de covid-19, o governador Mauro Mendes (DEM) determinou medidas mais restritivas para conter o avanço do novo coronavírus em Mato Grosso, como o toque de recolher entre às 21h e 5h, com o fechamento do comércio determinado para às 19h. Para o chefe do executivo, a situação atual é grave e requer sacrifícios. As medidas valem por quinze dias, a partir da última quarta-feira (3).
“Eu lamento muito, mas neste momento nós temos que fazer algum tipo de sacrifício. Se não, o número de mortes vai aumentar muito, vidas vão ser perdidas”, afirmou o governador, na saída do Tribunal de Contas do Estado (TCE), na quarta-feira. “Vocês jovens, pelo amor de Deus, olhem para as estatísticas. Cada dia mais jovens de 30, 20, 40 anos, estão perdendo a vida com coronavírus. As novas variantes do vírus, que estão no Brasil circulando por todos os lados, são mais rápidas, mais potentes, de maior grau de infecção, tudo isso complica o controle e precisamos da colaboração de todo mundo”, completou.
Leia a nota da SES na íntegra
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) esclarece que o Centro de Triagem Covid-19 tem atendido diariamente 900 pacientes, a capacidade máxima da unidade. Os pacientes passam por diversas etapas do atendimento: cadastro, consulta e teste de antígeno. Após o teste, os pacientes aguardam o resultado para, em seguida, apresentar o laudo ao médico, que pode determinar a realização de tomografia ou encaminhar o paciente para a retirada de medicamento na farmácia da unidade, em caso de prescrição do medicamento.
É importante pontuar que, devido à alta na procura pelos serviços ofertados no local, o Centro de Triagem retorna os atendimentos aos sábados a partir desta semana.