Após post de Cattani, Janaina e Lúdio repudiam homofobia: “não posso concordar que gay escolha ser gay”

0
212
Reprodução
ALMT
Os deputados estaduais Janaina Riva (MDB) e Lúdio Cabral (PT) reagiram à peça publicitária em tom jocoso contra a comunidade LGBTQIA+ divulgada pelo colega de Legislativo Gilberto Cattani (PSL), nesta quarta-feira (19). Sem citar diretamente o nome do direitista, os parlamentares utilizaram suas redes sociais para repudiar qualquer tipo de discriminação.

No post que gerou revolta da comunidade LGBTQIA+ e simpatizantes, Cattani, sem qualquer conhecimento sobre o tema e em clara intenção de fazer chacota com a luta histórica contra o preconceito, afirmou que assim como ser homofóbico, ser gay também é uma escolha.

Em suas contas no Twitter e Instagram, Janaina rebateu a teoria levantada por Cattani, afirmou não concordar que ser gay é uma questão de escolha. “A vida de uma pessoa LGBTQI+ não é uma vida de facilidades. É uma vida de dificuldade de aceitação, violência, preconceito, desemprego e de tantos enfrentamentos incompatíveis com uma simples ‘escolha’”.

A parlamentar, que já foi nomeada madrinha da Parada da Diversidade de Cuiabá em anos anteriores, reforçou que no Brasil a homofobia já é considerado crime e ser homofóbico, sem dúvida, é uma escolha. “É uma escolha que faz mais mal a quem o é, do que a quem ele elege como vítima. Minha preocupação é que nosso país continue com esse fomento ao ódio, quando deveríamos transmitir tranquilidade, segurança e compaixão. Tenho certeza que o povo mato-grossense e brasileiro espera mais de todos nós”.

Lúdio, que também tem proximidade com o movimento LGBTQIA+, declarou que é sempre necessário lembrar que a homofobia é crime. “Discriminar as pessoas por causa da sua identidade de gênero e da sua orientação sexual é inaceitável e precisa ser denunciada sempre. A homofobia, em todas as suas formas, das mais sutis às mais violentas, deve ser punida com rigor.

O petista ainda defende que os direitos das pessoas LGBT+ precisam ser respeitados. “Precisam se materializar nas variadas políticas públicas. Acesso à saúde com equidade. Acesso acolhedor à educação. Oportunidade de trabalho e renda digna. Direito à livre expressão da sua identidade. Direito à segurança. Direito à vida!”.

Grupo Livremente, que atua na defesa e promoção dos direitos da população LGBT+ no estado, também se manifestou sobre o post de Cattani, fazendo denúncia ao Ministério Público do Estado (MPE).

 

Fonte: Olhar Direto

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here